Tribo Quântica

o seu portal holístico

Pensar positivo pode aumentar a eficácia de vacinas

Pensamentos positivos podem fortalecer o sistema imunológico, de acordo com pesquisas que apontam para uma conexão entre a mente e as defesas naturais do corpo humano.

Cientistas descobriram que pessoas que usaram o pensamento positivo para estimular a atividade no sistema de recompensa do cérebro responderam melhor à vacinação, com seus sistemas imunológicos produzindo mais anticorpos do que os de outras pessoas após receberem a dose.

O estudo não significa que ter esperança cure as pessoas de doenças, mas sugere o potencial de estratégias mentais para auxiliar o sistema imunológico a combater infecções e até mesmo atacar tumores, mantendo-os sob controle.

“Esta é a primeira demonstração em humanos, de uma forma que parece ser causal, de que se você aprender a ativar o sistema de recompensa no cérebro, a eficácia da imunização aumenta”, diz Talma Hendler, professora de psiquiatria e neurociência da Universidade de Tel Aviv.

Monitoramento

No estudo publicado na Nature Medicine — revista científica revisada por pares —, voluntários saudáveis ​​participaram de sessões de treinamento cerebral nas quais experimentaram diferentes estratégias mentais para estimular a atividade em áreas específicas do cérebro.

Eles sabiam o quão bem estavam se saindo graças ao feedback em tempo real, na forma de pontuações que aumentavam de acordo com a atividade cerebral.

Após quatro sessões de treinamento, os voluntários receberam a vacina contra hepatite B. Duas e quatro semanas depois, eles coletaram sangue, que foi analisado pelos pesquisadores em busca de anticorpos contra a hepatite.

Os cientistas descobriram que as pessoas que aumentaram a atividade em uma parte do sistema de recompensa do cérebro chamada área tegmental ventral (ATV) tiveram a resposta imunológica mais forte à vacina.

Aqueles que obtiveram maior sucesso nesse aumento de atividade o fizeram por meio de expectativas positivas, ou seja, imaginando coisas boas acontecendo.

Resultados

O efeito pode ser útil para fortalecer o sistema imunológico dos pacientes, mas são necessários estudos maiores para demonstrar se há algum benefício médico claro. Tamar Koren, coautora do estudo, afirma que a equipe está investigando se outras partes do sistema imunológico também são afetadas, como a responsável pela inflamação.

O neurocientista da Universidade de Yale e coautor do estudo, Nitzan Lubianiker, enfatiza que o pensamento positivo e esperançoso não deve substituir os tratamentos tradicionais.

“A abordagem que testamos destina-se unicamente a ser uma ferramenta complementar que pode aumentar a resposta imunológica à vacinação”, diz. “Ela não pode, e não se destina a, substituir as vacinas ou o tratamento médico padrão.”

Fonte: com informações do The Guardian.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *