Tribo Quântica

o seu portal holístico

Simplicidade, a fórmula para melhorar sua saúde e bem-estar

O início do ano é uma época em que muitos tentam adotar novos hábitos saudáveis ​​e se comprometem a melhorar a saúde e o bem-estar. Mas as soluções, por mais nobres que sejam, podem rapidamente se tornar assustadoras com tantos modismos e, às vezes, informações contraditórias que chegam ao público.

A boa notícia é que, em sua maioria, os especialistas recomendam manter a simplicidade. E, para evitar erros, é preciso saber o que pode ser ignorado ou quais são as informações confiáveis​.

No caso de proteínas e fibras, por exemplo, é inegável que são importantes, mas você provavelmente não precisa pagar mais por isso. Quando se trata de dieta, especialistas afirmam que a maioria das pessoas pode evitar o custo adicional.

Quando a pessoa se alimenta adequadamente, provavelmente está ingerindo proteína suficiente e não precisa de produtos que prometem um grande aumento de energia.

É verdade que a maioria das pessoas poderia consumir mais fibras na alimentação. Mas, a dica aqui é: abandone a tendência de maximizar o consumo de fibras.

Em vez disso, coma alimentos integrais como frutas, verduras, feijões e grãos integrais. Ao escolher produtos integrais, você garante uma dose extra de nutrientes e fibras que os alimentos refinados não oferecem.

Corpo em movimento

Existem muitas maneiras simples de se exercitar. Se a academia e todos os seus equipamentos lhe parecerem intimidantes, esqueça a ideia de que um bom treino exige isso.

O ressurgimento da calistenia trouxe o foco de volta para exercícios simples, com o peso do corpo, que você pode fazer no conforto da sua casa. Pesquisas mostram que a calistenia ajuda no fortalecimento muscular e no condicionamento aeróbico.

(foto: Serhii Bobyk / Freepik)

Você pode precisar de levantamento de peso ou outros equipamentos eventualmente, mas a calistenia é um ótimo ponto de partida para construir consistência e confiança.

Saúde mental e física

A ideia de uma pílula, produto ou rotina milagrosa pode ser tentadora. Mas para melhorar sua saúde, volte ao básico. A ciência já sabe muito sobre como as pessoas podem conseguir melhorias na saúde mental e física, e os métodos são comprovados:

  • Esteja você na cidade ou no campo, caminhe mais. Pesquisas mostram que caminhar faz muito bem para a saúde física e mental. É tão benéfico que os médicos estão literalmente prescrevendo tempo ao ar livre para seus pacientes.
  • Tome medidas para controlar certos indicadores de saúde, como a pressão alta, que muitas vezes não é diagnosticada e sabidamente causa uma série de problemas de saúde no futuro. Priorize dormir o suficiente e certifique-se de que sua família faça o mesmo. Não basta apenas se alimentar corretamente — coma mais devagar.
  • Cuide também da sua mente. Estabeleça limites mais saudáveis ​​para o uso da tecnologia e recupere e reeduque sua capacidade de concentração. Expanda suas redes sociais e invista em todas as formas de amor pelas pessoas ao seu redor.

Essas mudanças no estilo de vida não apenas fazem você se sentir melhor no momento. Pesquisas mostram que elas impactam sua vida por muitos anos, reduzindo o risco de demência e muitos outros problemas de saúde.

(foto: Freepik)

Atenção nas informações

Pode ser difícil saber em quem confiar quando o assunto é saúde, diante de tantas informações. São histórias pessoais convincentes nas redes sociais de pessoas que juram que algo funcionou para elas.

Além disso, existe o marketing e a publicidade inteligentes de empresas que assustam ou prometem soluções fáceis. Casos extremos ou anúncios enganosos podem levar pessoas a interromper tratamentos médicos ou adotar práticas perigosas.

Desconfie de modismos em tratamentos de saúde e bem-estar — muitas vezes são bons demais para serem verdade.

Portanto, se não sabe em quem confiar, comece pelo seu médico. Um profissional da área continua sendo a pessoa mais indicada para conversar sobre prevenção, problemas de saúde e possíveis tratamentos.

Se você não conseguir consultar um médico e recorrer ao Dr. Google, nunca o utilize para se autodiagnosticar. E quando conseguir uma consulta médica, aproveite ao máximo levando uma lista de perguntas por escrito — e não hesite em pedir qualquer esclarecimento que precisar.

Fonte: com informações de Devi Shastri para a Associated Press.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *