Monges budistas continuam com a Caminhada pela Paz
Um grupo de monges budistas está perseverando em sua caminhada pelos Estados Unidos para promover a paz. Após sair de Fort Worth, Texas, em 26 de outubro, o grupo chegou à Geórgia e continua a jornada rumo a Washington, para cumprir o percurso de 3.700 quilômetros – a previsão é de que o trajeto dure cerca de 120 dias.
Os 19 monges e o cão Aloka estão viajando por 10 estados a caminho da capital norte-americana. Os monges vêm ganhando admiração das pessoas e recebendo apoio das comunidades com doações de comida, água e alojamento ao longo do percurso.
(foto: Arvin Temkar/Atlanta Journal Constitution via AP)

O grupo, intitulado Caminhada pela Paz, também conquistou enorme audiência nas redes sociais. A página, com mais de 600 mil seguidores no Facebook, é atualizada frequentemente com relatos de progresso, mensagens inspiradoras e poesias.
“Não caminhamos sozinhos. Caminhamos junto com cada pessoa cujo coração se abriu para a paz, cujo espírito escolheu a bondade, cuja vida diária se tornou um jardim onde a compreensão floresce”, publicou o grupo recentemente.
(foto: Arvin Temkar/Atlanta Journal Constitution via AP)

Acidente
A jornada não foi isenta de perigos. No dia 19 de novembro, um caminhão atingiu o veículo de escolta que acompanhava o grupo, empurrando-o contra dois dos monges que caminhavam às margens da rodovia, no Texas.
Um dos monges sofreu ferimentos graves, sendo submetido a uma cirurgia para amputar a perna. O outro monge com ferimentos menos graves foi socorrido e levado ao hospital.
Budismo
O budismo é uma religião e filosofia que evoluiu a partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama, um príncipe que se tornou mestre e que teria vivido no norte da Índia, alcançando a iluminação entre os séculos VI e IV a.C.
A religião se espalhou para outras partes da Ásia após sua morte e chegou ao Ocidente no século XX. Buda ensinou que o caminho para acabar com o sofrimento e se libertar do ciclo de nascimento, morte e reencarnação inclui a prática da não-violência, a disciplina mental por meio da meditação e a compaixão por todos os seres.
Embora o budismo tenha se ramificado em diversas seitas ao longo dos séculos, sua rica tradição de ativismo pela paz continua. Seus ensinamentos sociais foram pioneiros em figuras como o Dalai Lama e Thich Nhat Hanh, que aplicaram princípios fundamentais de compaixão e não violência à justiça política, ambiental e social, bem como a esforços de construção da paz em todo o mundo.
Fonte: com informações de Jeff Martin e Deepa Bharath para a Associated Press.
Grupo Caminhada pela Paz: Facebook / Instagram.
(foto: Arvin Temkar/Atlanta Journal Constitution via AP)

(foto: Arvin Temkar/Atlanta Journal Constitution via AP)










