Tribo Quântica

o seu portal holístico

Imagem de “borboleta cósmica” é capturada por telescópio no Chile

O telescópio Gemini Sul, localizado na Cordilheira dos Andes no Chile, capturou a imagem da nebulosa NGC 6302, que lembra uma exuberante borboleta cósmica. Um vídeo mostrando o magnífico objeto celeste foi divulgado nesta semana, em celebração aos 25 anos do Observatório Internacional Gemini — que teve a sua primeira observação experimental em novembro de 2000.  

A escolha pela captura da imagem da Nebulosa da Borboleta foi feita por votação, em concurso que envolveu os estudantes chilenos que moram na região do observatório. O centro de pesquisa levou desenvolvimento científico à região. 

O objeto celeste, uma nuvem gigante de poeira e gás, está localizado entre 2.500 a 3.800 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Escorpião. Para se ter ideia da distância, um ano-luz equivale a aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros. 

Essa nebulosa apresenta datas de descoberta variadas. O crédito, porém, geralmente, é atribuído a um estudo de 1907 do astrônomo americano Edward E. Barnard, embora o astrônomo escocês James Dunlop possa tê-la descoberto em 1826.

Telescópios gêmeos

O Observatório Gemini consiste em dois telescópios gêmeos, com espelhos primários de 8 metros de diâmetro, desenhados para operar no óptico e no infravermelho.

Estão localizados nos dois melhores sítios astronômicos do planeta: um está na Cordilheira dos Andes (no hemisfério sul) e o outro está no Havaí (hemisfério norte). Juntos, os dois telescópios podem observar o céu inteiro.

O observatório foi originalmente construído por meio de consórcio de 7 países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Chile, Austrália, Brasil e Argentina. Posteriormente, Reino Unido e Austrália deixaram o consórcio e a Coreia do Sul entrou.

Qualquer astrônomo dos países membros pode submeter projetos para locação de tempo de uso. Esse tempo é estimado de acordo com o apoio financeiro provido por cada país — os EUA bancam a maior parte.

O telescópio Gemini Sul está a 2.720 m de altitude, numa montanha em Cerro Pachón, na parte sul do deserto mais seco do mundo, o de Atacama. O local proporciona a melhor combinação entre condições de tempo, altitude e latitude austral. (foto: NOIRLab / M. Paredes)

Assista o vídeo da Nebulosa da Borboleta: Clicando Aqui.

Fonte: com informações do NOIRLab (Laboratório Nacional de Pesquisa em Astronomia Óptica e Infravermelha) da Fundação Nacional de Ciência dos EUA.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *