Tribo Quântica

o seu portal holístico

Epidemia das telas aumenta problemas na visão

Você sabia que a miopia, um problema de visão, está se espalhando de forma alarmante ao redor do mundo? Em 2010, 28% da população global sofria de miopia, e a previsão é que esse número chegue a 50% até 2050.

A principal causa desse aumento na miopia está no uso excessivo de telas e na falta de atividades ao ar livre. Antigamente, poucas crianças usavam óculos, mas hoje, se olharmos uma sala de aula, veremos um número crescente de pequenos usando lentes corretivas.

Para prevenir o início da miopia, uma das soluções mais simples e eficazes é passar mais tempo ao ar livre. Estudos demostram que, quando as crianças têm entre 40 a 80 minutos extras de atividades ao ar livre, a chance de desenvolverem miopia pode diminuir pela metade.

A luz natural e a possibilidade de ver coisas à distância são fundamentais para proteger os olhos.

Outras dicas

  • Reduzir o trabalho de perto: ler ou ficar muito tempo perto das telas pode forçar os olhos. A regra 20-20-20 ajuda: a cada 20 minutos de trabalho, olhe para algo a 6 metros de distância por 20 segundos.
  • Uso de medicamentos: a atropina em doses baixas tem se mostrado eficaz na prevenção da progressão da miopia em crianças, com poucos efeitos colaterais.
(foto: Anastasia Kazakova/Freepik)

Síndrome do olho seco

Além da miopia, o uso excessivo de telas pode causar a síndrome do olho seco, quando os olhos ficam ressecados por falta de piscar.

Para evitar isso, mantenha o ambiente bem iluminado, ajuste a tela para níveis confortáveis e use filtros de luz azul.

Outra dica importante é usar colírios lubrificantes e fazer pausas regulares, seguindo a regra 20-20-20, para descansar os olhos.

Proteja a visão

Fazer atividades ao ar livre e limitar o tempo diante das telas são medidas simples, mas muito eficazes para proteger a visão e reduzir a chance de desenvolver miopia.

E não se esqueça de fazer consultas regulares com seu oftalmologista, o profissional ideal para cuidar da saúde ocular.

Fonte: Marcelo Buchalla, médico-oftalmologista membro da Brazil Health.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *