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O preço oculto de ser muito legal

Você se orgulha de ser gentil, cooperativo e tranquilo na relação com as outras pessoas? Que bom, pessoas agradáveis ​​tendem a ser queridas e valorizadas por sua generosidade. Mas, aqui está um problema: muita amabilidade pode prejudicar suas próprias necessidades, objetivos e até mesmo sua identidade.

Agradar e colocar os outros sempre em primeiro lugar podem não ser tão inofensivo quanto parece. É preciso achar o equilíbrio com relações saudáveis para ambos os lados.

A professora e psicóloga clínica, Shannon Sauer-Zavala, diz que, se você sempre prioriza as necessidades dos outros em detrimento das suas, pode estar pagando um preço que nem percebeu.

Para evitar que isso aconteça, você precisa ter em mente que ser gentil não significa ser um capacho. “Sua amabilidade não é uma fraqueza, é uma força quando usada com intenção. O objetivo não é se tornar rígido ou frio, mas equilibrar generosidade com autorrespeito”.

Uma vez que você para de se comprometer demais, de se desculpar demais e de se esforçar demais pelos outros, você libera tempo e energia para o que realmente importa: para você.

Shannon cita uma poderosa dica para lidar com tudo isso. Da próxima vez que você sentir o reflexo de dizer sim só para ser legal, pergunte a si.

“Estou dizendo sim porque quero? Ou porque tenho medo de dizer não? Essa distinção muda tudo”, garante a psicóloga, especialista em otimização de personalidade.

(foto: Freepik)

Como definir limites sem se perder

◼️ Reformule o “não” como uma resposta neutra: tenha em mente que você não deve às pessoas uma explicação para cada não. Em vez de pedir desculpas demais, tente responder:

“Não posso me comprometer com isso agora, mas agradeço o pedido.”

“Preciso priorizar outros compromissos no momento.”

◼️ Verifique suas necessidades: antes de responder, sim, automaticamente, a uma solicitação, pergunte:

“Eu realmente quero fazer isso? Eu tenho capacidade?”

◼️ Comece pequeno: se no início você tiver dificuldade para estabelecer limites, comece com situações de baixo risco. Por exemplo, você pode recusar um pequeno favor ou expressar uma preferência ao escolher planos.

◼️ Conflito não é um fracasso: lembre-se de que discordar ou se defender não faz de você uma pessoa ruim. Faz de você uma pessoa que se valoriza também. Por isso, mantenha suas opiniões quando for preciso.

Fonte: com informações de Shannon Sauer-Zavala, PhD, psicóloga, professora, pesquisadora acadêmica em ciência da personalidade, autora e palestrante internacional.

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