Santuário ecológico registra aumento de aves ameaçadas de extinção
Uma modesta propriedade rural inglesa, que trocou a lavoura pela restauração ambiental, agora está repleta de cantos, com um aumento de 916% na população de aves reprodutoras — incluindo rouxinóis raros e cinco espécies de corujas nativas.
Com 1.400 hectares, a propriedade Knepp fica a 66 quilômetros de Londres, sendo hoje referência como o principal projeto de restauração da vida selvagem do país.
A iniciativa partiu do casal Charlie Burrell e Isabella Tree, que decidiu tomar medidas radicais em 2000. Após anos de colheitas perdidas, os dois iniciaram no local um projeto de restauração ecológica.
Desde então, o projeto que recebeu incentivos agroambientais e financiamento governamental criou uma das áreas com maior biodiversidade na Grã-Bretanha, incluindo aves, mamíferos e insetos.
(foto: Julie Mac)

Um levantamento recente apontou que, entre 2007 e 2025, aumentou o número de aves reprodutoras de apenas 55 indivíduos para 559. O número de espécies também saltou de 22 para 51 espécies, em quase duas décadas.
Mais de uma dúzia dessas espécies está ameaçada de extinção ao nível nacional, e a pequena propriedade abriga agora 1% de toda a população britânica de rouxinóis.
(foto: Warrieboy)

Recuperação ambiental
O retorno da vida selvagem ao local mostra como a natureza pode se recuperar rapidamente quando as espécies recebem uma oportunidade.
Atualmente, a propriedade que fica em West Sussex abriga quase toda a megafauna inglesa, bem como o mamífero mais raro da Europa, o morcego-barbastela.
No local, vivem aves raras como rolas-turcas, falcões-peregrinos, cegonhas-brancas e todas as cinco espécies de corujas encontradas na Grã-Bretanha.
Além das aves, os insetos também receberam um impulso. Em 2025, uma única contagem diária registrou 283 borboletas-imperador-púrpura. Um número excepcional para qualquer lugar na Inglaterra.

As libélulas e as donzelinhas apresentaram um aumento de 871% entre 2005 e 2025, com a diversidade de espécies subindo 53%. Somente as donzelinhas-de-olhos-vermelhos tiveram um aumento de 2.000% em cinco anos.
No coração da propriedade está o rio Adur, restaurado ao seu estado natural em 2011, com a ajuda do governo britânico. No local foram removidas quatro represas, além de receber aterramento de canais de drenagem agrícola.
(foto: Knepp Wildland)

Os pântanos restaurados que circundam o curso sinuoso natural do rio abrigam aves pernaltas, anfíbios, insetos aquáticos, trutas marinhas e outros peixes. Há também espaço para as importantes plantas de pântano ameaçadas de extinção, como o álamo-negro.
Turismo ecológico
Para Charlie e Isabella, acabaram os problemas com os campos antes improdutivos. Agora, o turismo de vida selvagem proporciona uma importante fonte de renda.
A propriedade ecológica oferece camping, safáris e acomodações para férias. Existem 26 quilômetros de trilhas públicas e permitidas, além de cinco plataformas de observação na propriedade.
(foto: Tomline43)

Os visitantes frequentemente descrevem encontros inusitados com a natureza, como uma águia-de-cauda-branca sendo atacada por milhafres e castores se deparando com cegonhas vadeando no rio Adur.
Fonte: com informações do Good News Network.






