Acupressão: pontos de pressão para aliviar a ansiedade
A ansiedade atrapalha a vida diária pessoal e profissional de grande parte da humanidade, mas uma simples técnica, que estimula pontos de pressão no próprio corpo, ajuda a aliviar os sintomas. Qualquer pessoa pode usar a acupressão para estimular esses pontos e gerenciar sintomas físicos e emocionais, principalmente em momentos de crises.
Antes de mais nada, é importante saber que a preocupação e apreensão diante de desafios é algo de certa forma natural. Mas, para quem experimenta com mais frequência, isso pode se tornar um problema.
Alguns sinais de ansiedade incluem:
- Sentir-se frequentemente em pânico, preocupado ou com medo
- Ter dificuldade de concentração
- Inquietação
- Sentir náuseas, ter dores de cabeça ou apresentar problemas digestivos
- Dificuldade para dormir
- Fadiga ou irritabilidade
- Ter tensão muscular
Os tratamentos para ansiedade podem incluir uma combinação de medicamentos e terapia, mas outras opções estão disponíveis, como a acupressão.
Essa prática milenar — assim como a acupuntura da qual deriva — é originária da Medicina Tradicional Chinesa. O método promove saúde e bem-estar aplicando pressão nos pontos específicos do corpo (meridianos) para estimular o fluxo de energia vital, chamada de Qi, na cultura e filosofia chinesa.
Quais pontos de pressão aliviam a ansiedade?
1. Shou san li
Esse ponto, também conhecido como Ponto Três Distâncias do Braço (IG10) ajuda a melhorar: ansiedade generalizada; tensão no pescoço; dor no ombro; e diarreia.
Isso ocorre porque ele melhora o fluxo de energia para o intestino grosso. Você pode encontrar esse ponto de pressão abaixo do cotovelo, dobrando-o a 90 graus e medindo a distância de dois dedos abaixo da dobra.

2. Jian Jing
Você pode encontrar o Ponto Poço do Ombro (GB21) pressionando o músculo entre o polegar e o indicador.
Aplicar uma pressão firme, porém suave, enquanto massageia a área pode aliviar o estresse, dores de cabeça e tensão muscular. É importante observar que esse ponto de pressão pode induzir o trabalho de parto, portanto, considere evitá-lo se estiver grávida.

3. Tai Chong
O Ponto de Grande Ascensão (LV3) fica abaixo da junção entre o dedão e o segundo dedo do pé. Você pode encontrá-lo apalpando a área até sentir a cavidade acima do osso.
Massagear esse ponto firmemente por cerca de 5 segundos pode aliviar a ansiedade, além de reduzir a insônia, as cólicas menstruais e a dor.

4. Baiuhi
O Ponto Vaso Governador (DU20) fica no topo da cabeça, bem no centro.
Aplicar pressão nessa área com pequenos movimentos circulares pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse. Também pode aliviar tonturas e dores de cabeça, além de ajudar a evitar que você aperte a mandíbula.

5. Shenmen
O Ponto Portão Celestial (mesmo ponto C7 no punho) fica na parte superior da concha da orelha. Você o encontrará na região oca da orelha e ele pode ajudar a reduzir a ansiedade, a insônia e o estresse.
Aplique uma leve pressão firme enquanto gira o dedo em movimentos circulares por pelo menos 2 minutos.
Mulheres grávidas devem evitar esse ponto, por ficar próximo ao ponto do útero — se estimular erroneamente, pode causar desconforto.
No pulso, o Ponto Portão Celestial fica na dobra externa, abaixo do dedo mínimo, e pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Também auxilia no tratamento de: dor, inflamação, mania e insônia.
Quando se sentir estressado ou ansioso, massageie esse ponto com o polegar e o indicador por alguns minutos.

6. Taiyuan
O Ponto Grande Abismo (LU9) fica no pulso, logo após a mão, do lado onde está o polegar.
Você saberá que encontrou o ponto certo quando sentir uma leve depressão. Aplicar pressão nesse ponto, massageando-o com movimentos circulares, pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.

7. Hegu
Você encontrará o Ponto Vale da União (LI4) entre o dedo indicador e o polegar, na região entre os dedos. Aplicar pressão nessa área pode aliviar: ansiedade, estresse, dores de cabeça e dores no pescoço.
Mas aplicar pressão no ponto do Vale da União também pode induzir o trabalho de parto.
Para usar o ponto do Vale da União para aliviar a ansiedade, aplique pressão na região entre os dedos com a outra mão. Em seguida, massageie a área por cerca de 5 segundos enquanto respira profunda e lentamente.
Considere se concentrar em relaxar e prestar atenção à sensação enquanto seus sintomas de ansiedade diminuem.

8. Yintang
O Ponto Salão das Impressões (EX-HN3) fica entre as sobrancelhas e você pode aplicá-lo facilmente em casa.
Para experimentar, sente-se confortavelmente com os olhos fechados. Quando estiver pronto, toque o ponto de pressão do Salão das Impressões com o polegar ou o dedo indicador.
Respire lenta e profundamente enquanto pressiona com firmeza e suavidade, movendo o dedo em movimentos circulares. Continue movendo o dedo no ponto entre as sobrancelhas por 5 a 10 minutos.

9. Neiguan
O Ponto Portal Interno (PC6) fica no braço, perto do pulso. Você pode encontrá-lo medindo três dedos a partir do pulso e localizando a cavidade entre os tendões.
Se quiser usar esse ponto de pressão para aliviar a ansiedade, gire a mão de forma que a palma fique voltada para cima. Aplicar uma pressão firme, porém suave, nessa área pode ajudar a aliviar a ansiedade, a náusea e a dor.

Como a acupressão ajuda a aliviar a ansiedade?
A acupressão para alívio da ansiedade é um tipo de massagem que pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Ela alivia a ansiedade em pacientes antes de um procedimento médico ou outra situação estressante.
Um estudo de 2018 mostra que ela também reduz a ansiedade e o estresse em pessoas que se submetem a tratamentos de fertilidade.
A acupressão pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e relaxar os músculos. Esses benefícios ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade e também aliviam o estresse de forma eficaz.
Quando procurar ajuda
Embora a acupressão alivie a ansiedade, ela pode não ser eficaz a longo prazo. Se os seus sintomas afetarem sua vida diária, considere procurar ajuda profissional.
Um médico ou profissional de saúde mental pode ajudá-lo a identificar os seus gatilhos e encontrar maneiras eficazes de lidar com eles para que você se sinta melhor.
Se você apresentar sintomas graves, considere consultar um médico ou terapeuta imediatamente. Esses sintomas podem incluir:
- Pensamentos suicidas
- Depressão
- Dificuldade para dormir
- Ataques de pânico
- Problemas digestivos
- Dores de cabeça ou náuseas
Fonte: com informações de Sarah Barkley e revisão clínica de Joslyn Jelinek para o Psych Central.






