Cães podem retardar o envelhecimento biológico em mulheres
Novo estudo sugere que cães podem retardar o envelhecimento biológico em mulheres de meia-idade. Uma sessão de uma hora por semana com os animais melhorou a saúde celular geral e mostrou benefícios biológicos “promissores” para aquelas que sofrem de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).
A pesquisa, liderada por uma equipe de cientistas da Florida Atlantic University, analisou 28 veteranas militares nos EUA que se voluntariaram para treinar cães de serviço, que mais tarde seriam usados para ajudar soldados feridos.
Para avaliar se o contato com cães teve benefícios, foi feita nas participantes a medição dos telômeros — extremidades protetoras dos cromossomos, formadas por sequências repetitivas de DNA. Os pesquisadores analisaram o comprimento dos telômeros de cada uma delas para determinar a velocidade biológica de envelhecimento.
Eles também registraram dados de amostras de saliva e da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e pediram às participantes que usassem monitores. Depois, elas foram separadas em um grupo de treinamento de cães de serviço ou um grupo que assistiu a vídeos de treinamento de cães.
As descobertas mostram que as voluntárias que participaram do programa de treinamento de cães apresentaram um aumento no comprimento dos telômeros. Aquelas que assistiram aos vídeos mostraram uma diminuição no comprimento dos telômeros, indicando envelhecimento acelerado.
As melhorias na saúde mental foram semelhantes em ambos os grupos, enquanto as descobertas mostraram que o treinamento de cães de serviço pode ser particularmente benéfico para aqueles que sofrem de estresse psicológico e até mesmo tenham experiência em combate.
(foto: Freepik)

Para a primeira autora do estudo, Cheryl Krause-Parello, as veteranas enfrentam desafios únicos de reintegração que muitas vezes são ignorados, e os tratamentos tradicionais de estresse pós-traumático nem sempre atendem às suas necessidades.
Por isso, abordagens não tradicionais, como a conexão com animais, podem oferecer suporte significativo. “Esses relacionamentos proporcionam segurança e estabilidade emocional, o que pode ser especialmente poderoso para as mulheres”, diz Cheryl, enfermeira, PhD, e vice-presidente associada de pesquisa da universidade.
Fonte: com informações de Holly Evans para o Independent.






