Como tolerar pessoas insuportáveis com elegância
Pode ser difícil passar o dia, especialmente se você estiver de bom humor e alguém estiver te desanimando com raiva e negatividade. Não é apenas irritante de ouvir, mas pode realmente afetar seu humor ou te envolver no drama alheio. Felizmente, uma maneira de se ajudar nessas situações é simplesmente ser uma árvore.
Doutora em psicologia e especialista em relacionamentos, Kimberly Moffit oferece um conselho criativo para a próxima vez que alguém tentar te provocar na vida real.
Ela sugere que você se imagine como uma árvore alta e calma, e a pessoa irritada como um pequeno duende tentando te incendiar com suas “faíscas” de raiva.
Em vez de ser incendiado, deixe as faíscas ricochetearem em você e caírem de volta no chão. A ideia é que o “duende” eventualmente vá embora após ver que suas “faíscas” não te afetaram.
Conforme a psicóloga, essa técnica parece estranha, mas “funciona sempre”. Kimberly pode ter razão, mas saiba o que especialistas e terapeutas dizem sobre o que a pessoa irritada está tentando fazer ao interagir com você.
Não entre no jogo
Para o terapeuta e coach John Sovec, o principal ponto a ser considerado é que a outra pessoa que está tentando te provocar está com raiva, você não.
“Ela está tentando te impor suas ideias, mas você não precisa concordar com esse paradigma. Muitas vezes, é um jogo para a outra pessoa ver se consegue te atrair para a realidade dela e, uma vez lá, te manter preso e sob seu controle”, diz.
O terapeuta também sugere uma outra técnica interessante, para se manter seguro e não se deixar levar emocionalmente. Basta reconhecer o jogo que está sendo jogado, dar um passo para trás mentalmente e escolher não participar.
A terapeuta licenciada, Audrey Schoen, usa uma técnica semelhante à da árvore. “Pessoalmente, imagino uma bolha ao meu redor, e tudo o que eles dizem se choca contra essa bolha. Eu escolho o que deixo entrar e o que deixo sair”, explica.
Independente da técnica, este tipo de visualização ilustra o conceito de permanecer responsável pela sua própria regulação, seja o que esteja acontecendo do outro lado da interação.
Jamais reaja
A terapeuta e assistente social, Amalya Tagakchyan, lembra que pessoas irritadas e agressivas estão geralmente desreguladas, podendo estar na defensiva, ansiosas ou até mesmo ameaçadoras.
“Se você reagir, será arrastado para o estado emocional delas. Em vez de tentar corrigir, procure se autorregular”, sugere Amalya.
Legendas mentais
O terapeuta especialista em saúde comportamental, Aaron Mostin, ressalta que é preciso estar atento no dia a dia, pois “todos nós lidamos com pessoas que tentam nos arrastar para seus dramas”.
Para ele, o que realmente funciona é usar “legendas mentais”. Alguém está te desafiando? Imagine legendas passando por baixo: “Estou com medo” ou “Preciso ter controle”.
“Isso muda tudo. Você não está mais no show deles, você está assistindo”, sugere o especialista.
Seja se transformando em uma árvore, se protegendo em uma bolha ou vivenciando a interação como um filme estrangeiro, existem diversas maneiras de não se deixar abater pela atitude de outra pessoa.
Quem sabe, talvez você encontre uma que funcione melhor para você e que possa compartilhar com seus amigos.
Fonte: com informações de Erik Barnes para o Good.






