Gêmeos de gorilas-das-montanhas nascem em parque nacional
Uma notícia duplamente empolgante veio da República Democrática do Congo nesta semana: uma gorila-das-montanhas foi filmada segurando um par de gêmeos machos no Parque Nacional de Virunga.
Além de ser um fenômeno excepcionalmente raro entre os grandes primatas, o nascimento de gêmeos surpreende por se tratar de uma espécie — extremamente ameaçada de extinção — com somente pouco mais de mil indivíduos restantes na natureza.
Os gêmeos nasceram de uma mulher de 22 anos chamada Mafuko, que perdeu a mãe para indivíduos armados. Os dois filhotes machos vieram ao mundo no dia 3 de janeiro, nas encostas das montanhas Rwenzori e Virunga.
Aparentemente saudáveis, os dois bebês gorilas são acompanhados de perto por guardas florestais. O parque intensificou o monitoramento e os esforços de proteção durante essas primeiras semanas cruciais para a saúde e sobrevivência dos recém-nascidos.
Os gêmeos fazem parte da família Bageni. Já a maior família do parque, o nascimento mais recente eleva seu número para 59 indivíduos. A gorila Mafuko já havia dado à luz sete filhos, incluindo gêmeos em 2016. Porém, os gêmeos faleceram uma semana após o nascimento.
Ameaças
Caça furtiva, doenças e perda de habitat natural ameaçam o gorila-das-montanhas, uma das duas subespécies do gorila-oriental. A sua lenta reprodução também limita a rapidez de recuperação da espécie.
As mulheres geralmente não têm seu primeiro filho antes dos 10 anos de idade. Sendo que, em geral, dão à luz a cada quatro anos. Assim como os humanos, os filhotes de gorila precisam de muitos cuidados parentais.
O nascimento desses gêmeos representa um evento importante para a dinâmica da família Bageni e para os esforços contínuos de conservação, visando apoiar o crescimento da população de gorilas-das-montanhas ameaçada de extinção no Parque Nacional de Virunga.
Fonte: com informações do Virunga National Park.






