Estudante de 15 anos cria robô tartaruga marinha para monitorar ecossistemas aquáticos
O estudante canadense Evan Budz, de 15 anos, está recebendo reconhecimento mundial por sua invenção: um robô biônico autônomo em forma de tartaruga marinha. O robô, que usa inteligência artificial para monitorar sistemas ecológicos subaquáticos, rendeu ao adolescente o primeiro lugar no Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas.
O protótipo servirá para conduzir o monitoramento ecológico autônomo, de modo que consiga detectar diferentes tipos de ameaças que podem ocorrer em um ambiente subaquático, desde o branqueamento de corais até espécies invasoras.
Conforme Evan, as informações coletadas pela tartaruga robótica permitirão que organizações relevantes identifiquem onde essas ameaças podem estar ocorrendo, aumentando a conscientização e apoiando esforços para melhorar a saúde geral das áreas impactadas.
O estudante conta que se inspirou para criar o robô enquanto estava acampando e observou uma tartaruga marinha nadando. Ele comparou o movimento natural do animal com os sistemas tradicionais baseados em hélices de outros robôs autônomos.
Assim, resolveu criar uma abordagem de propulsão que imitasse as mesmas manobras da tartaruga debaixo d’água, usando simulações computacionais de dinâmica de fluidos.
O projeto foi desenhado para causar o mínimo de perturbação possível ao meio ambiente. “Assim, imitando a tartaruga, posso garantir que não perturbarei ou distrairei nenhum outro organismo enquanto estiver monitorando”, diz o aluno do 10º ano em Burlington, na província canadense de Ontário.
(foto cortesia: Evan Budz/Youth Science Canada)

Concurso Internacional
Em sua 36ª edição, o Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas foi realizado em Riga, Letônia, com a participação de jovens cientistas de 14 a 20 anos de 40 países. Os principais prêmios incluíram 7.000 euros (cerca de R$ 43 mil) para o primeiro colocado.
Fonte: com informações Desmond Brown do CBC News.
(foto cortesia: Evan Budz)

(foto cortesia: Evan Budz/Youth Science Canada)







