Otimismo ajuda enfrentar diversidades da vida, confira as dicas
Acreditar que tempos melhores virão exige um ato de fé, muitas vezes até mesmo cego. Mas esse tipo de otimismo, psicológico, filosófico e prático, tem sido vital para a sobrevivência e o progresso humanos.
Este argumento é de Sumit Paul-Choudhury – astrofísico que virou jornalista e ex-editor-chefe da revista New Scientist – em seu novo livro O Lado Positivo, ainda sem publicação em português.
Conforme o autor, o otimismo é essencial para criar futuros melhores para si e para a sociedade. Embora o livro não seja de autoajuda, Paul-Choudhury acredita que o otimismo não serve somente para momentos de adversidade.
Para os desafios da vida cotidiana, ainda se trata da disposição de acreditar que existem possibilidades positivas inesperadas. Isso contribui para uma maior satisfação com a vida por ajudar a lidar melhor com contratempos.
“Em vez de bater em uma parede e pensar: ‘Vou desistir’, mesmo que não saiba como contornar ou superar isso, você continua tentando. E isso torna mais provável que, se houver uma maneira de contornar a situação, você a encontre.”
Otimismo pode ser nutrido?
O escritor Paul-Choudhury acredita que todos podem fazer uma pequena diferença para melhorar o seu otimismo. Mas isso exige praticar repetidamente por um período. “Quando você se percebe desanimado, pode contestar a sensação de pessimismo que surge quando se depara com um problema.”
(foto: Cookie_studio/Freepik)

Confira dicas para nutrir a esperança em tempos difíceis:
Pensar a longo prazo: Quando o presente parece sem esperança e cheio de dúvidas, lembre-se de que é somente o último episódio de uma longa história de vida. Aliás, cuja a maior parte é sobre como superamos enormes desafios no passado para viver vidas melhores.
Espelhar antecessores: Os desafios de hoje podem parecer insuperáveis, mas coloque-se no lugar de um de seus antecessores. Pense em como seus desafios mais urgentes devem ter parecido para eles, dadas as capacidades e o conhecimento que tinham para contar à época.
Buscar soluções: O otimismo nos encoraja a agir e buscar soluções para os nossos problemas. Pense lateralmente, ou seja, imagine como as coisas poderiam ter sido diferentes se certos acidentes de destino ou escolhas diferentes tivessem sido feitas. O mundo de hoje não precisava ser como é e o futuro também não precisa ser de uma maneira específica.
Visão de Futuro: É fácil fazer a pessoa se sentir mais otimista sabendo que, quanto mais concreta for a sua visão de futuro, maior será o efeito. Para isso, aplique o exercício do “melhor eu possível”. Dedique alguns minutos por dia a registrar suas ideias sobre um futuro no qual você alcançou tudo o que imaginava alcançar.
Fonte: mais informações do autor Sumit Paul-Choudhury no site Alternity.






