Tribo Quântica

o seu portal holístico

(foto: Freepik)

Desacelerar nas refeições ajuda na digestão

A velocidade com que você devora sua refeição importa tanto quanto à qualidade dos alimentos ingeridos. Se você é o tipo de pessoa que se alimenta em menos de 20 minutos, saiba que você pode estar comendo rápido demais e isso não é saudável para a saúde.

Não mastigar a comida corretamente pode comprometer a digestão, o que significa que você não obterá todos os nutrientes da comida. Por outro lado, ao se concentrar exclusivamente em comer, você pode aproveitar mais a refeição e comer menos.

Estudos sugerem que pessoas que comem rápido têm maior risco de obesidade, enquanto aqueles que comem mais devagar têm menor probabilidade.

Algumas medidas podem ajudar a desacelerar o ritmo das refeições. Antes de sentar à mesa, desligue a TV e guarde o telefone celular. Ao dividir a atenção durante a refeição, a alimentação se torna menos consciente.

“E isso geralmente nos faz comer mais”, diz Leslie Heinberg, do Centro de Saúde Comportamental da Cleveland Clinic, lembrando que leva cerca de 20 minutos para o estômago comunicar ao cérebro que está cheio. Isso ocorre por meio de uma série de sinais hormonais.

“Então, quando as pessoas comem rapidamente, elas podem perder esses sinais e é muito fácil comer além do ponto de saciedade”, completa a especialista.

(foto: Freepik)

Leslie reconhece que o ritmo em que nos alimentamos é frequentemente um hábito arraigado, mas que a mudança ainda é possível.

Como dica, ela cita que podemos usar a mão não dominante para comer. Também podemos fazer pausas deliberadas durante a ingestão dos alimentos.

Se você tem uma vida corrida, pode ser inevitável almoçar em uma reunião de trabalho ou fazer um lanche rápido. Esteja atento ao gosto e à sensação da comida. Se não estivermos totalmente presentes, é muito fácil comer mais rápido e não perceber o quanto consumimos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *