Tribo Quântica

o seu portal holístico

Cientista da longevidade reduziu idade biológica em 15 anos

O médico e pesquisador especialista em longevidade, Eric Verdin, afirma que reduziu a sua idade biológica em pelo menos 15 anos, adotando uma abordagem baseada em dieta, jejum intermitente e monitoramento constante de sua condição.

Esse estilo de vida veio após anos de estudo. Sempre focado na busca de melhores formas de prevenir doenças e envelhecer com saúde.

Apesar de 68 anos de idade cronológica, exames de biomarcadores mostram que sua idade biológica varia entre 48 e 53 anos.

Para conseguir retardar o envelhecimento do corpo, Eric diz que evita três tipos de consumo na sua dieta: alimentos ultraprocessados; sucos de frutas espremidas; e álcool.

Ultraprocessados

Apesar de estar nas prateleiras de todos os supermercados, os alimentos ultraprocessados contêm muitos ingredientes industriais, altos níveis de açúcar, gordura e sódio.

Esta lista inclui biscoito recheado, salgadinho, refrigerante, batata frita, macarrão instantâneo, pratos congelados e uma infinidade de produtos.

Segundo o especialista, muito desses alimentos são projetados para serem altamente viciantes, ao mesmo tempo que oferecem poucos nutrientes importantes para o corpo.

Deste modo, Eric optou por desenvolver uma alimentação baseada em ingredientes naturais, como frutas, vegetais e carnes magras. Além disso, atualmente, ele está experimentando antecipar o horário do jantar a fim de potencializar os benefícios do jejum intermitente.

(foto: Freepik)

Frutas espremidas

No caso das frutas, não há dúvidas de que são fontes naturais de vitaminas, fibras e nutrientes benéficos para o organismo. O problema, segundo o médico, é que ao transformar as frutas em sucos, a bebida tende a ser rica em açúcar e pobre em fibras.

Isso pode desregular os níveis de açúcar no sangue, aumentando o risco de diabete e ganho de peso. Por isso, Eric prefere comer a fruta inteira.

Álcool

O médico conta que tinha o hábito de tomar uma taça de vinho com a esposa na maioria das noites. Durante a pandemia, no entanto, ele parou com o vinho e notou uma melhora significativa em sua energia e qualidade de sono.

Desde então, cortou o vinho da sua dieta diária. Agora, o consumo ocorre somente em ocasiões muito especiais. Já outras bebidas alcoólicas o médico garante que cortou em definitivo do cardápio.

A ciência está mostrando que, embora o envelhecimento cronológico seja inevitável, o envelhecimento biológico é maleável. Há uma parte dele que você pode lutar, e estamos chegando cada vez mais perto de vencer essa luta – Eric Verdin

Eric preside uma instituição, na Califórnia, dedicada ao estudo do envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida (foto: divulgação)

Estudo do envelhecimento

O médico Eric Verdin é presidente do Buck Institute for Research on Aging, na Califórnia. Uma instituição dedicada ao estudo do envelhecimento saudável, que reúne cientistas de várias disciplinas para melhor abordagem do tema.

Natural da Bélgica, Eric recebeu seu doutorado em medicina pela Universidade de Liege, uma das maiores do país. Ele concluiu treinamento clínico e de pesquisa adicional na Harvard Medical School, nos EUA.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *