Tribo Quântica

o seu portal holístico

Donos não compreendem sentimentos dos seus cães

Ter um cachorro pode criar um vínculo que vai muito além de ser apenas o simples dono, e passa a uma relação de amizade, afeto e lealdade. Os cães conseguem criar apego facilmente, criando uma conexão emocional com os humanos. Mas será que as pessoas conseguem entender o que animal está sentindo?

Na maioria das vezes, não. Isso é o que diz um novo estudo da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA. Uma das principais razões para isso é que os humanos não percebem o verdadeiro significado das emoções de seus animais de estimação.

Geralmente, as pessoas são influenciadas pelo contexto de uma situação, ou até mesmo projetam seus próprios sentimentos nos animais. “Não olham para o que o cão está fazendo; em vez disso, olham para a situação ao redor do cão e baseiam sua percepção emocional nisso”, diz Holly Molinaro, estudante de doutorado em psicologia e cientista de bem-estar animal da universidade.

O estudo foi feito junto ao professor de psicologia Clive Wynne. “Nossos cães estão tentando se comunicar conosco, mas nós, humanos, parecemos determinados a olhar para tudo, exceto para o pobre cãozinho”, acrescentou Clive, especialista em comportamento canino e no vínculo humano-cão.

(crédito da foto: Lookstudio/Freepik)

Então, como compreender o animal? O primeiro passo é estar ciente de que não somos tão bons em ler as emoções dos cães. “Quando você grita com seu cachorro por fazer algo ruim e ele faz aquela cara de culpado, é realmente porque ele é culpado ou porque está com medo de que você o repreenda mais?”, questiona Holly.

“Tirar um ou dois segundos a mais para focar no comportamento do seu cachorro, sabendo que você precisa superar um viés para ver a situação ao redor do cachorro em vez do cachorro em si, pode ajudar muito a obter uma leitura verdadeira do estado emocional do seu próprio cachorro, levando a um vínculo mais forte entre vocês dois”, conclui Holly.

FONTE: com agências de notícias.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *