Tribo Quântica

o seu portal holístico

Romance não precisa de grandes gestos para prosperar

O romance não é uma fórmula única. Para algumas pessoas, significa dar as mãos, abrir a porta do carro ou preparar um banho para a outra pessoa. Há quem responda positivamente a uma mensagem engraçada, um café na cama ou a uma oferta para fazer um recado chato.

A terapeuta de casais e família, Traci Lee, explica que, de qualquer forma, demonstrar gentileza e carinho em pequenos gestos ao longo do tempo ajuda a fortalecer os relacionamentos à medida que evoluem.

“Quanto mais cedo vocês, como casal, conseguirem estabelecer bons hábitos, seja lá o que for que o romance vá representar para vocês, melhor será”, afirma Lee.

Romance em evolução

No início de um relacionamento, não é preciso muito para demonstrar intenções românticas, mas isso muda à medida que os casais se conhecem melhor como indivíduos, descobrem o que o parceiro precisa para o bem-estar emocional e físico e vivenciam a vida juntos.

“Dependendo da fase do relacionamento, o romance pode significar coisas diferentes”, explica Lee. Por exemplo, casais com responsabilidades parentais e de cuidado com os filhos têm menos tempo para se dedicarem um ao outro do que tinham durante a fase da lua de mel, logo após o início do namoro ou do casamento.

Gabrielle Gambrell, que mora com o marido há sete anos e seus dois filhos, acredita que o romance “deve ser uma evolução” e, portanto, exige esforço.

Um conselho que ela recebeu antes de se casar ficou marcado em sua memória: nunca pare de namorar. “Você mantém o romance vivo saindo com frequência”, afirma Gabrielle.

“Não importa o quão ocupados estejamos ou o que aconteça no mundo, meu marido e eu temos um encontro romântico obrigatório. E em todos os nossos encontros, saímos energizados, felizes, gratos e lembrados do que é mais importante para nós.”

Cavalheirismo simples

Muitos homens continuam acreditando firmemente no uso de atos tradicionais de cavalheirismo para demonstrar respeito e carinho por sua namorada. Como, por exemplo, posicionar-se mais perto do meio-fio quando estão caminhando juntos na rua.

“Eu faço pequenas coisas assim, e elas são vistas como extremamente impactantes. Não fazemos mais isso. Mas, para mim, isso é o básico”, diz Clarence Smith, professor de ensino fundamental de 29 anos e criador de conteúdo em vídeo.

Por outro lado, ele admite que, em sua experiência com encontros, algumas pessoas consideram seu comportamento cavalheiresco antiquado.

Isso porque, para algumas pessoas, os romances hoje em dia envolvem gestos mais visíveis. Do tipo “que isso seja visto, que isso seja demonstrado, que isso seja marcante”.

Datas especiais 

Alguns especialistas em relacionamentos recomendam estabelecer tradições em torno de feriados, aniversários e datas comemorativas significativas para o casal.

Outros afirmam que criar rituais para marcar novas estações do ano ou fins de semana é igualmente valioso como parte da base para a integração de estilos de vida e rotinas.

A terapeuta Traci Lee diz que costuma explicar aos seus clientes uma analogia popular na área de aconselhamento: se você brigar com seu parceiro e se desculpar com uma dúzia de rosas, isso seria ótimo, mas trazer uma rosa por dia durante 12 dias comunicaria consistência e dedicação.

Por isso, ela pergunta aos pacientes: “Quais são algumas pequenas coisas que vocês podem fazer para demonstrar apoio ao seu parceiro da maneira que ele precisa?”

Para Gabrielle, presentear é a maneira preferida de receber e demonstrar amor. Ela se sente profundamente tocada e considera um gesto romântico quando o marido lhe compra um bilhete de loteria instantânea ou um simples item de papelaria, como uma caneta ou um caderno.

“É saber que você está pensando em mim, que estou em seus pensamentos, que você para o que está fazendo para pensar em mim”, diz Gabrielle.

Para Clarence, o importante é não ter medo de expressar amor, independentemente da experiência em relacionamentos amorosos ou da duração do relacionamento.

“Não tenha medo de amar à sua maneira… sempre vale a pena. No final, você sempre vence”, pontua.

Pequenos gestos que demonstram muito:

  • Bilhetinhos românticos: um bilhetinho deixado na mesa, no bolso do paletó ou na bolsa do seu amor gera uma grande surpresa. Isso pode ser feito no dia a dia, não espere datas comemorativas.
  • Elogios: sabe aquele ditado “elogio nunca é demais”? Pois é, elogios a qualquer hora — a sós ou na frente de outras pessoas — sempre fazem a diferença.
  • Ouvir com atenção: muitos relacionamentos perecem por falta de comunicação. Não deixe que seu amor procure outras pessoas para chorar as mágoas por falta do seu “ombro amigo”.
  • Surpresas agradáveis: todos gostamos de ser surpreendidos e com seu parceiro não é diferente. Não precisa ser nada exuberante, quem sabe um bolo feito com muito amor ou preparar uma sessão de cinema na sala de casa.

Fonte: com informações de Cheyanne Mumphrey para a Associated Press.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *