Aprenda a criar um recanto tranquilo com plantas de interior
Você já sonhou em criar um cantinho calmo e aconchegante em casa para relaxar e recarregar as energias, mas acha que não tem espaço suficiente?
Você não precisa de uma “caverna masculina”, um “refúgio feminino” ou mesmo um cômodo inteiro para se refugiar. Um cantinho já basta.
O importante é a iluminação aconchegante, uma cadeira confortável e algumas plantas, diz o designer de interiores e especialista em plantas Hilton Carter, que se dedica a criar “recintos naturais” — pequenos santuários de bem-estar que acalmam a mente, o corpo e o espírito.
Hoje, Carter, que mora em Baltimore (EUA) com a esposa e dois filhos, tem cerca de 150 plantas em casa e outras 200 em seu estúdio. Mas, segundo ele, um cantinho na natureza não precisa de muitas plantas.
Apenas cinco plantas podem trazer benefícios emocionais. Porém, antes de comprar qualquer planta, escolha o local. Não existe um tamanho mínimo ou máximo para um cantinho na natureza. O importante é o quão exuberante você decide torná-lo.
Em seguida, é importante avaliar a iluminação. “Se um dos lados do canto tiver uma janela de bom tamanho e receber luz solar durante oito horas do dia, existem plantas específicas que você pode cultivar à vontade e que prosperariam com essa luminosidade”, diz.
“Mas digamos que você tenha uma janela voltada para uma parede, e que seja uma janela de tamanho padrão. Provavelmente, você vai querer usar luz artificial.”
Uma dica é não comprar qualquer lâmpada. O ideal é procurar empresas que fabriquem lâmpadas de cultivo bonitas. “Algumas têm tons de duas cores, algumas (reproduzem) a luz do dia e outras fabricam luzes mais quentes, que tornam o ambiente convidativo, mas ainda ajudam as plantas a prosperar”, explica.
Se for depender da luz natural, considere as estações do ano. E avalie a luminosidade do seu ambiente, levando essa informação a uma loja de plantas para obter orientação.

Um lugar confortável para sentar
Traga algum tipo de poltrona que fique virada para a direção que lhe traga alegria: de frente para a janela, onde a alegria está em sentir o sol acariciando seu rosto, ou de frente para dentro, se você estiver lendo.
Além disso, tenha consciência da sua capacidade de cuidar de plantas. Seu cantinho pode começar parecendo exuberante e bonito, mas se não dedicar tempo para cuidar das plantas, ele ficará horrível e pouco convidativo em poucas semanas.
Personalize seu cantinho na natureza
Ao criar recantos naturais para seus clientes, Carter pergunta sobre suas férias favoritas ou onde passaram a lua de mel ou aniversários, pois trazer plantas desses lugares pode despertar lembranças felizes.
“Pense no seu lugar feliz. Tenha uma ideia do que você quer reproduzir e para onde você quer ser transportado”, aconselha. “Um recanto na natureza é uma fuga do caos do mundo.”
Ao escolher plantas, considere a folhagem e como elas ficam juntas. O brilho de uma Ficus elastica bordô ao lado de uma Monstera ‘Thai Constellation’, por exemplo, é impressionante.
E não se esqueça dos vasos. Um belo vaso de terracota que combine com o estilo do espaço evocará emoções e definirá o clima do cantinho.

Algumas questões práticas
Leve em consideração a altura que as plantas atingirão, bem como a altura dos tetos e das janelas.
Carter também aconselha a prestar atenção ao tipo de piso. “Use vasos que protejam o piso” caso a água escorra.
A toxicidade é outra questão importante. “Você tem animais de estimação? Você tem filhos? Que tipos de plantas irão prosperar e mantê-los seguros?”, questiona o designer de interiores.
Aproveitando seu cantinho
Depois de criar seu cantinho na natureza, estabeleça uma rotina. Talvez tome seu café da manhã ali ou leia à noite. Usar o espaço regularmente pode ser transformador.
Para Carter, recantos naturais melhoram uma casa tanto emocional quanto esteticamente. “Sou muito mais paciente, mais gentil, atencioso e um ouvinte melhor por causa das plantas”, revela. “Acho que sou uma pessoa muito mais amorosa do que antes”, conclui.
Fonte: com informações de Jessica Damiano para a Associated Press.






