Astronautas retornam à Terra após emergência médica no espaço
Quatro astronautas retornaram à Terra hoje, após serem evacuados da Estação Espacial Internacional (ISS) devido a um problema médico com um dos tripulantes — o motivo não foi revelado. Esta foi a primeira vez que uma missão à estação é interrompida por motivos de saúde.
O administrador da NASA, Jared Isaacman, disse em coletiva de imprensa que todos os integrantes da tripulação estão “seguros e de bom ânimo”.
A tripulação foi lançada ao espaço em 1º de agosto de 2025 e estava programada para permanecer a bordo da estação até ser substituída por outra tripulação em meados de fevereiro.
No entanto, em 7 de janeiro, a NASA adiou uma caminhada espacial fora da ISS devido a um problema médico que surgiu com um dos astronautas, antes de anunciar o retorno antecipado de toda a tripulação no dia seguinte.
A cápsula Dragon, da SpaceX, se desacoplou da estação às 17h20 (horário do leste dos EUA) na quarta-feira (14 de janeiro), antes de retornar à Terra. Após pousar no Oceano Pacífico, a cápsula foi carregada em um navio de recuperação, incluindo duas lanchas rápidas.
(foto: NASA)

Os astronautas foram então auxiliados a sair da cápsula e colocados em macas, procedimento padrão para todos os astronautas que retornam, antes de serem submetidos a exames médicos de rotina.
Os quatro tripulantes estão recebendo atendimento em um hospital local. A NASA não divulgou o nome do astronauta que apresentou o problema médico nem forneceu detalhes sobre a questão, alegando sigilo médico.
A agência já havia confirmado que o problema afetou apenas um indivíduo. “O membro da tripulação em questão está bem”, disse Isaacman. “Compartilharemos atualizações sobre sua saúde assim que for apropriado fazê-lo.”
Missão
Os astronautas que retornaram são Zena Cardman e Mike Fincke, da agência espacial americana, Kimi Yui, da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), e o cosmonauta da Roscosmos, Oleg Platono.
Essa interrupção na rotação da equipe de astronautas é incomum. Entretanto, outros astronautas permanecem na ISS, incluindo Christopher Williams, da NASA, e os cosmonautas russos Sergey Kud-Sverchkov e Sergey Mikayev.
Fonte: com informações da NASA.






