Imagem rara de arco-íris vence concurso de fotografia meteorológica
A imagem circular de um arco-íris completo foi a vencedora do concurso Weather Photographer of the Year 2025 (Fotógrafo de Meteorologia do Ano de 2025). Em sua 10ª edição, o concurso destaca as imagens mais deslumbrantes de clima e tempo com o objetivo de conscientizar sobre as mudanças climáticas.
Escolhida entre mais de 4.000 imagens, a foto intitulada “O Anel Deslumbrante” é de autoria de Geshuang Chen e Shuchang Dong. O registro foi feito enquanto a garoa cobria o Lago Lugu, na província de Yunnan, na China.
“Voei com meu drone a uma altura de 500 metros, atravessei a cortina de chuva, com a lente apontada para o lado oposto ao do sol, e capturei um arco-íris circular completo, um anel formado pelo sol no lago”, conta Geshuang Chen, engenheiro e fotógrafo de astronomia.
Os arco-íris são uma visão comum, mas os arco-íris que formam um círculo completo são muito menos frequentes. Os jurados consideraram a imagem especial porque capturou não somente o arco-íris completo, mas também a pequena ilha enquadrada precisamente no centro.
O registro rendeu à dupla o primeiro lugar, além do prêmio em dinheiro de US$ 6.500 (cerca de R$ 34,5 mil).

O segundo lugar foi para a fotógrafa britânica Jadwiga Piasecka. A foto intitulada “Eunice III” foi tirada de um local abrigado, fora do alcance da tempestade Eunice de 2022, em Newhaven, Inglaterra, onde os ventos atingiram rajadas de mais de 130 km/h.
“Do meu ponto de vista, observei ondas enormes lutando contra o paredão, lançando jatos de água impressionantes para o alto… o que demonstrava a imensidão da fúria da tempestade”, relatou a fotógrafa.

O terceiro lugar ficou com Lukas Gallo, da República Tcheca, com a foto “Surfando no Céu”. Ele registrou raras nuvens onduladas, ou fluctus, que se formam quando há grande diferença na velocidade ou direção do vento entre duas camadas de ar, semelhante à maneira como o vento cria ondas na superfície do mar.
O resultado é uma série espetacular de espirais de nuvens que se assemelham a ondas quebrando no oceano, além de um claro aviso visual de turbulência. “Eu não planejei isso; aconteceu de repente. Mas acho que esse é o melhor tipo de fotografia”, disse Lukas.

O concurso Weather Photographer of the Year é realizado pela Royal Meteorological Society que tem sede no Reino Unido. Fundada em 1850, a sociedade apoia o desenvolvimento científico e a educação meteorológica para profissionais e público em geral do mundo inteiro.
Fonte: com informações da Royal Meteorological Society.






