Agenda lotada não é motivo para sedentarismo
As demandas profissionais e familiares consomem todo o seu tempo e você está ocupado demais para se exercitar, certo? Bem, esses obstáculos não precisam ser uma desculpa por não cuidar da sua saúde física, basta arrumar um tempo.
Reservar um tempo simplesmente exige criatividade e uma compreensão mais ampla de como se exercitar diariamente. “A armadilha é pensar que o exercício deve durar uma hora na academia”, diz Charles Scott, mentor executivo de bem-estar físico e profissional.
A mensagem de Charles é simples: se você tem um trabalho muito exigente, precisa encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Uma hora na academia é exercício, mas é apenas uma forma de exercício.”
Em geral, as pessoas sabem da importância de manter o corpo ativo, mas nem todas conseguem, ou querem, praticar. Por isso, Charles fala sobre ensinar “movimento intencional” aos seus clientes, na maioria executivos, motivados por objetivos.
“A armadilha da pessoa ambiciosa é quando você mina sua saúde física e emocional em busca de seus objetivos profissionais”, explica. “É comum nesta cultura entre os executivos que mentorio”, completa.
O especialista pede que pessoas ocupadas se concentrem em algo além de ganhar dinheiro ou buscar fama na profissão. Neste contexto, enfatiza uma abordagem holística que inclui o emocional, o profissional e o físico.

Alternativas para ocupados
É possível preencher uma lista de maneiras de integrar o movimento ao seu dia mesmo longe de uma academia. Como exemplo, fazer reuniões individuais enquanto caminha, em vez de ficar sentado atrás da mesa do escritório ou do laptop.
Charles sugere também ficar em pé em vez de sentado durante as reuniões. “Se você quer que a reunião seja curta e eficiente, escolha a sala de conferências”, afirma.
Ou faça exercícios isométricos durante uma reunião para tonificar, por exemplo, os músculos do abdômen. “Contraia os músculos abdominais. Segure por 20 segundos e não prenda a respiração”, orienta.
Mas, não deixe isso óbvio. Relaxe, faça de novo. Você vai ficar dolorido depois. Isso queima calorias e tonifica os músculos. E não ocupa tempo do seu dia de “estou ocupado demais para me exercitar”.
Conciliar trabalho e exercício
Aqui estão mais algumas ideias sobre como incluir exercícios em sua rotina de trabalho. Se seu voo estiver atrasado, dê uma volta pelo aeroporto e aumente sua contagem diária de passos.
Associe os treinos a eventos diários. Por exemplo, ao acordar, sempre dê uma caminhada. Ou, ao chegar em casa do trabalho, faça um certo número de flexões após passar pela porta.
Outra dica é transformar o treino em evento social e fazer com um amigo ou um grupo. Dê a si o título de “atleta” e crie hábitos em torno dessa identidade.
Faça uma pausa rápida de responder e-mails e faça 10 agachamentos, flexões ou qualquer outra coisa para se movimentar.

No mundo dos negócios, muitas pessoas aparecem para trabalhar e trabalham o dia todo. O que Charles chama de “erro de novato”. Em outras palavras, seria como um novato que começa muito rápido uma maratona.
“Então eles vão para casa exaustos e ficam irritados com as pessoas que amam”, conclui o especialista.
Fonte: com informações Stephen Wade, repórter e redator de Esportes na Associated Press.






