Tribo Quântica

o seu portal holístico

Como desenvolver maior resiliência e sabedoria na vida cotidiana

Qualquer dia pode trazer momentos bons, momentos difíceis, desafios ou oportunidades. Se estivermos motivados para uma vida cotidiana resiliente e próspera, podemos querer refletir sobre nossas experiências de maneiras que estimulem a ampliação da consciência, da compreensão e de uma maior plenitude.

Esse tipo de mentalidade exploratória pode gerar muitos benefícios. Aprender com a experiência desenvolve a capacidade de se adaptar aos desafios da vida.

Conforme a psicóloga e coach de vida e liderança, Ilene Berns-Zare, uma estratégia inspiradora de resiliência envolve refletir sobre questões como: “O que aprendi com esta experiência?” e “O que posso aprender?”

Ilene explica que tem muitas maneiras de aprender com a experiência. E cita três estratégias que podem ser úteis.

Reconhecer e refletir sobre sua experiência: qualquer pessoa pode optar por um aprendizado maior, em vez de recair em hábitos familiares. Para fortalecer sua consciência, aprendizado e percepção, você pode considerar sua jornada interior, observando com atenção sua própria experiência e as experiências dos outros.

Uma ferramenta útil é o Processo de Despertar e Ação de 5 Etapas.

1. Faça uma pausa e observe o fluxo da sua respiração.

2. Ouça ativamente sua sabedoria intuitiva e sua voz interior.

3. Reflita sobre sua experiência – com autocompaixão. Observe seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais.

4. Discirna enquanto você analisa sua consciência, realidades, possibilidades e escolhas.

5. Aja com intenção. Qual é a próxima coisa certa a fazer?

Escolha conscientemente seus próximos passos para reflexão ou ação.

“Faça uma pausa. Ouça atentamente. Reflita. Discernir. Aja com atenção para escolher seus próximos passos.”

Algumas pessoas podem querer refletir sobre suas experiências por meio de reflexões pessoais, momentos de atenção plena ou contemplação.

Outras podem optar por escrever, anotar ou criar recursos visuais. Pode ser conveniente reunir essas reflexões em um diário – manuscrito ou eletrônico – talvez criando uma página de anotações em um celular, tablet ou computador.

(foto: Freepik)

Fazer a si mesmo perguntas abertas e instigantes: pode inspirar reflexão e abertura à sua experiência. Você pode retornar a elas quantas vezes forem necessárias para uma reflexão significativa. Aqui estão algumas perguntas que você pode considerar:

  • O que posso aprender com essa experiência?
  • O que correu bem?
  • O que eu poderia fazer diferente na próxima vez?
  • Onde a autocompaixão se encaixa para mim?
  • O que eu sei com certeza?
  • Quais dos meus pontos fortes posso aproveitar aqui?
  • O que posso aprender sobre mim mesmo, sobre os outros e sobre a situação?
  • Como posso crescer com essa experiência?
(foto: Freepik)

Aprender e crescer com os outros: ao refletir sobre suas experiências e buscar maior domínio para lidar com elas, pode ser útil aprender em amizades ou parcerias com outras pessoas.

Você pode explorar e discutir, ouvindo ativamente e também compartilhando com elas, se concorda ou não com seus pontos de vista.

Mudar para uma mentalidade de aprender com suas experiências oferece oportunidades de se tornar mais sábio e resiliente.

Fonte: com informações Ilene Berns-Zare, doutora em psicologia, é coach de vida e liderança que escreve sobre como navegar pela vida pessoal e profissional com resiliência, significado, atenção plena e bem-estar.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *