Prática natural usada por animais selvagens pode ajudar a curar traumas
A forma de lidar com um trauma vai depender da escolha de cada pessoa, algumas buscam terapias convencionais e outras recorrem a técnicas ou tratamentos alternativos. O fato é que o trauma pode não estar preso somente no cérebro, mas também no corpo.
Se você está passando por um trauma e o tratamento não está resolvendo, uma terapia somática pode ser o que você precisa. Este tipo de abordagem terapêutica foi desenvolvido por alguns pesquisadores, dentre os quais Peter Levine, psicólogo e biofísico norte-americano.
Levine desenvolveu seu próprio método, ao observar como animais selvagens processam seus traumas, causados por conflitos, predadores, ferimentos ou outros motivos. Nos seus estudos, o pesquisador notou que, após sobreviver a um evento traumático, os mamíferos selvagens passam por um processo natural de cura, envolvendo uma convulsão.
Eles ficavam tremendo no chão, em seguida passavam por um período de respiração profunda antes de se levantarem e seguirem com suas atividades normais. Se esses hormônios do estresse não forem processados, eles podem levar ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), depressão e ansiedade em mamíferos.
Para Levine, isso mostra que o estresse, a ansiedade e o trauma se acumulam também no corpo, mais especificamente no sistema nervoso. Isso também explica o porquê de animais e humanos, num sentido figurado, “congelarem”, quando vivem um estresse pós-traumático.
Foi a partir dessas conclusões que Levine desenvolveu sua versão de terapia somática, que ele apelidou de Experiência Somática. Na sua abordagem, o trauma era melhor processado e tratado de “baixo para cima”.
Ou seja, tratando a seção de sobrevivência reptiliana de luta ou fuga ou congelamento do cérebro humano e do corpo, para que a seção de mamíferos e neocórtex pudesse seguir adiante.
Nesta semana, o tema virou assunto após um vídeo publicado na rede social X. Nas imagens, um urso polar passa pelo processo de convulsão, respiração profunda antes de se recuperar de um trauma. Confira o vídeo clicando AQUI.

A experiência somática explora como o corpo expressa experiências profundamente dolorosas, aplicando a cura mente-corpo para auxiliar na recuperação de traumas.
Liberando estresse
Em uma das técnicas usadas na experiência somática, o paciente relembra o evento traumático. Enquanto o terapeuta o ajuda a permitir que seu corpo trema para liberar o estresse e a energia reprimidos.
O tratamento desenvolvido por Levine pode ajudar pessoas que sofrem de vários problemas: trauma, ansiedade, vício, depressão, dor crônica e até disfunção sexual.
Se você já tentou alguns tratamentos, mas não está conseguindo resultados, quem sabe a experiência somática pode ajudá-lo.
Peter Levine – é PhD em Física Médica pela University of California e PhD em Psicologia pela International University. Trabalha com trauma e estresse há mais de 40 anos e tem três livros publicados no Brasil: O Despertar do Tigre; Uma Voz sem Palavras; e Trauma e Memória.






