Noite mal dormida e dor no pescoço podem vir do travesseiro
Muitas pessoas têm dificuldade de dormir à noite ou acordam com dor no pescoço. Isso pode ser devido ao uso inadequado do travesseiro, que deve ser escolhido para garantir o alinhamento correto da coluna.
Vamos conferir algumas dicas da especialista em sono Lisa Artis, para usar o travesseiro que corresponda à sua postura de dormir e evitar problemas.
Ela explica que, para quem dorme de lado, o ideal é um travesseiro mais firme e alto para apoiar a cabeça e preencher o espaço, entre a própria cabeça e os ombros.
“Certifique-se de que a altura do seu travesseiro corresponda à largura dos seus ombros”.
Já quem tem o hábito de dormir de costas, a orientação da especialista é para usar um travesseiro de altura média que suporte a curva natural do pescoço.
Dormir de bruços é menos comum entre as pessoas. Mas se você dorme nesta posição, precisará de um travesseiro mais macio e baixo para evitar tensão no pescoço.
(foto: Bearfotos/Freepik)

Não dobrar
Apesar de muitos acreditarem que dobrar um travesseiro proporciona conforto e suporte extra, essa prática jamais deve ser adotada. Pois cria uma pressão desigual e pode forçar o pescoço, levando à rigidez e distúrbios do sono.
Além disso, os travesseiros não são projetados para serem dobrados. Se isso acontecer, pode afetar seu formato, suporte e durabilidade. “Em vez disso, escolha um travesseiro de suporte de alta qualidade que mantenha sua cabeça, pescoço e coluna em uma posição neutra”.
Descanso dos ombros
Uma prática comum, mas que deve ser evitada, é o descanso dos ombros no travesseiro. Esse hábito levanta a parte superior do corpo desajeitadamente, forçando os músculos do pescoço.
Quem dorme com vários travesseiros pode ter mais probabilidade de apoiar os ombros no travesseiro, pois a altura extra os leva a se moverem para cima.
Neste caso, a dica é usar um travesseiro cervical de contorno. Este tipo de travesseiro pode ajudar a treinar sua postura ao embalar sua cabeça naturalmente e também promover o alinhamento adequado.
Modelo ideal
Se você quer o uso correto do seu travesseiro, o melhor a fazer é procurar um ortopedista que poderá indicar o melhor modelo para o seu conforto e postura na hora de dormir.
Fonte: com informações Lisa Artis, especialista em sono, bem-estar e saúde. É vice-CEO da The Sleep Charity, organização sem fins lucrativos do Reino Unido que apoia pessoas de todas as idades para melhorar o sono.






