Tribo Quântica

o seu portal holístico

Tratamento com canela demonstra alívio na enxaqueca crônica

Uma das especiarias mais populares no mundo, a canela, pode oferecer uma solução promissora para aqueles que sofrem de enxaquecas crônicas – dores de cabeça que persistem e pioram com o tempo.

A descoberta veio com o tratamento de um idoso que teve suas frequentes crises diminuídas radicalmente, após usar um medicamento herbal (que contém parte ou extrato de plantas) contendo canela.

O caso foi acompanhado por pesquisadores do centro de derrame e distúrbios neurológicos do Hospital de Medicina Coreana da Universidade Kyung Hee, em Seul.

O paciente, de 73 anos, vinha sofrendo do problema por mais de três anos. Apesar de tomar medicamentos, sua condição não mostrou sinais de melhora. 

Diante do quadro, os pesquisadores decidiram administrar o medicamento herbal à base de canela. A melhora foi percebida de forma gradual, durante o monitoramento dos sintomas.

Antes de tomar o medicamento, o paciente sentia fortes dores de cabeça até quatro vezes por semana. O resultado positivo apareceu no 42º dia de tratamento, quando a intensidade da dor diminuiu e a frequência caiu mais que a metade.

Mas foi após quase cinco meses de tratamento, mais precisamente no 146º dia, que a frequência das dores não passou de uma por semana, indicando alívio quase completo.

“Nosso estudo sugere que a canela desempenhou um papel fundamental no alívio dos sintomas da enxaqueca ao inibir a produção de citocinas inflamatórias”, diz o professor Lee Han-gyul, que trabalhou no caso.

As citocinas transmitem mensagens químicas que coordenam a resposta imunológica do corpo para afastar agressores, como germes. Estudos anteriores já indicaram que a canela pode reduzir a inflamação, proteger as células de danos e estimular o sistema imunológico.

(foto: Azerbaijan_stockers/Freepik)

Essas descobertas oferecem esperança para quem sofre de enxaqueca, fornecendo a opção de tratamento alternativo ou suplementar. Aliás, a canela já é muito conhecida no uso culinário, como um remédio natural para controlar e aliviar a dor – pois tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *