Tribo Quântica

o seu portal holístico

“Velhas Senhoras” felizes recolhem lixos de lagoas para preservar ecossistema

Uma equipe de mulheres da terceira idade está em missão para preservar o ecossistema aquático de uma península com quase 900 lagoas de água doce em Massachusetts, nos EUA. Conhecido como “Velhas Senhoras contra o lixo subaquático”, o grupo faz mergulhos retirando quilos de lixos e entulhos do fundo da água.

As primeiras integrantes começaram com a ação ambiental em 2018. A fundadora Susan Baur, de 85 anos, conta que foi tudo por acaso. Até perceberem que não era apenas sobre o lixo, era sobre uma maneira de consertar o planeta.

“Não com base na culpa, não com base no senso comum, não com base no medo, mas com base na alegria. Pensei: Caramba, temos algo fantástico”, diz Susan, psicóloga aposentada.

(foto: divulgação do Olaug)

Atualmente, a organização tem 30 mulheres com 64 anos ou mais. Apesar de uma grande procura por vagas, o número de voluntárias é limitado. Isso porque apenas cerca de 12 nadadoras podem ser gerenciadas com segurança por mergulho.

Elas exploram cerca de 20 lagoas por ano, flutuando sobre a água e espiando abaixo, para estarem prontas para a temporada de mergulho, que geralmente é de maio até o início de outubro.

(foto: divulgação do Olaug)

Ao longo dos anos, elas removeram pneus, bolas de golfe, celulares, inúmeras latas de bebidas e até mesmo um vaso sanitário. Uma das descobertas mais interessantes foi um esconderijo de garrafas que Baur acredita ter cerca de 100 anos porque o nome da marca está gravado no vidro.

Entre as principais motivações do grupo está a proteção à vida selvagem, como exemplo, as tartarugas mordedoras, que precisam da preservação do seu ambiente natural para continuar sobrevivendo. “Estamos realmente lutando para manter essas áreas selvagens”, conclui.

(foto: divulgação do Olaug)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *