Tribo Quântica

o seu portal holístico

Assistir vídeos sobre a natureza pode aliviar a dor

Sair ao ar livre e vivenciar cenários naturais estão ligados a vários benefícios à saúde, isso não é nenhuma novidade. Agora, cientistas descobriram em recente estudo que até mesmo assistir a cenas da natureza pode reduzir a experiência de dor de uma pessoa – reduzindo a atividade cerebral associada à percepção da dor.

Liderado por uma equipe da Universidade de Viena, na Áustria, e da Universidade de Exeter, na Inglaterra, o estudo oferece novas perspectivas para encontrar maneiras de tratar e controlar a dor sem depender de medicamentos.

“Tem implicações práticas importantes para tratamentos não medicamentosos e abre novos caminhos para a pesquisa para entender melhor como a natureza impacta nossas mentes”, diz o coautor Alex Smalley, da Universidade de Exeter.

Ele acredita que os resultados também sirvam como validação da importância de proteger ambientes naturais saudáveis ​​e funcionais. “Encorajando as pessoas a passarem tempo na natureza para o benefício do planeta e das pessoas”, disse.

Esse é o primeiro estudo a fornecer evidências de exames cerebrais de que isso não é apenas um efeito placebo. “Nossas descobertas sugerem que o efeito analgésico da natureza é genuíno”, afirmou o autor principal do estudo, Max Steininger, estudante de doutorado da Universidade de Viena.

(foto: Freepik)

Monitoramento

No estudo, foram monitoradas a atividade cerebral de 49 participantes, enquanto recebiam dor aplicada por meio de pequenos choques elétricos. Quando assistiam a vídeos de uma cena natural em comparação com uma cidade ou um escritório fechado, os participantes relataram sentir menos dor. Simultaneamente, as varreduras mostraram que as respostas cerebrais específicas associadas ao processamento da dor também mudaram.

Não é de agora que estudos indicam o benefício na saúde das pessoas quando expostas à natureza. Isso inclui, simplesmente, sair ao ar livre para um passeio e vivenciar cenários naturais. Até mesmo ter algumas plantas ou um jardim podem ajudar.

Além disso, o acesso a espaços verdes mais amplos, como parques, permite que as pessoas façam caminhadas ou outros exercícios, melhorando também a saúde física.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *