Tribo Quântica

o seu portal holístico

Sair da rotina ajuda a perceber situações que fazem mal

Você já percebeu que, quando está em um ambiente por muito tempo, alguns detalhes como barulhos e ruídos passam despercebidos. Isso ocorre porque o cérebro humano tem a tendência de deixar de prestar atenção às coisas que estão presentes o tempo todo.

Esse mecanismo é conhecido como habituação. Um fenômeno crucial para a adaptação e sobrevivência, permitindo que os indivíduos diminuam a resposta aos estímulos repetitivos para focar em informações novas ou importantes.

Se, por um lado, trata-se de um importante mecanismo adaptativo do cérebro, essa tendência de acostumar com as situações que se tornam habituais pode voltar contra a própria pessoa. Imagine, por exemplo, alguém que, mesmo em um relacionamento abusivo, deixa de considerá-lo tóxico porque se tornou um hábito.

Nestes tipos de situações, a habituação não seria muito bem-vinda, não é mesmo? Pois é, mas a professora de neurociência cognitiva, Tali Sharot, da University College London, no Reino Unido, explica que é possível enganar o cérebro para que ele supere essa tendência natural de se habituar às coisas e ignorá-las.

Fique longe por um tempo

Um simples truque para quebrar a habituação é se distanciar da situação por um tempo, para assim ter uma nova percepção de tudo envolvido. A ideia é fazer com que as coisas fiquem claras, sejam boas ou ruins. Para, após quebrar a rotina, introduzir as mudanças necessárias.

Essa pausa pode ser até mesmo por um curto final de semana, alguns dias ou mais. “Você vai se desabituar até certo ponto e vai ser capaz de perceber melhor as coisas que te rodeiam”, diz.

Isso vale também para a vida cotidiana. Pode ser no serviço, fazendo um rodízio em outros departamentos ou trabalhando em projetos distintos. “Quando você voltar, poderá ver as coisas com mais clareza, tanto as ruins quanto as boas”, completa.

Como saber se o relacionamento faz mal?

Muitas pessoas estão vivendo um relacionamento abusivo e não percebem. Este tipo nocivo de relacionamento é quando uma pessoa da relação tem o poder excessivo sobre a outra.

Além disso, a partir daí começam as atitudes e ordens verbais de humilhação, que causam sofrimento, discussões e fazem mal para o casal. Veja abaixo alguns sinais para identificar este tipo de situação de que as coisas não vão bem.

  • Não há mais conexão emocional entre os dois.
  • Há falta de comunicação entre as partes.
  • É difícil ter confiança no outro.
  • Os objetivos são muito diferentes.
  • A intimidade física não é mais agradável.
  • Os cônjuges fantasiam sobre outras pessoas.
  • Concordar com o outro fica cada vez mais difícil.
  • Fica difícil imaginar um futuro junto.

Falta de confiança e humilhação verbal são sinais de um relacionamento tóxico (crédito da foto: Jonathan Borba / Unsplash)

Mecanismo evita sobrecarregar cérebro

O mecanismo de habituação a estímulos constantes, veio do processo evolutivo e ajuda na conservação de recursos e energia. Sem essa capacidade natural do cérebro, as pessoas seriam sobrecarregadas por informações sensoriais, o que poderia levar à distração e estresse.

Estudos científicos explicam que responder a algo novo, como ver e cheirar pela primeira vez, faz sentido. Mas, quando se percebe que está vivo e que não há perigo à vista, o cérebro não precisa mais responder tanto quanto antes.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *