Cautela ao buscar ajuda médica na internet
Ferramentas de pesquisas na internet, como o Google, facilitam a busca por informações médicas para os pacientes preocupados, mas podem não dar os melhores conselhos. Essa prática deve ser feita com cautela, especialmente com a inteligência artificial desempenhando um papel cada vez maior.
Informações nos sites certos podem informar os pacientes sobre os sintomas e prepará-los para uma consulta médica. Por outro lado, uma busca malfeita pode gerar ansiedade muito antes de alguém chegar à sala de espera.
É importante saber a fonte das informações que você encontra e evitar tentar diagnosticar seu problema de saúde sozinho – o médico é o profissional qualificado para isso.
Contudo, se você procurar ajuda médica online antes de uma consulta, é preciso tomar algumas precauções para evitar problemas. Aqui estão algumas perguntas que você deve ter em mente.
Fonte confiável
Ao fazer uma pesquisa, não clique automaticamente no primeiro link, por poder não conter as melhores respostas. Qualquer empresa pode pagar para ter o seu site listado no topo de uma página de resultados.
Sempre navegue pelos resultados que vêm de uma fonte confiável de informações médicas. Isso pode incluir hospitais, clínicas renomadas ou instituições governamentais de saúde.
(foto: Stockking/Freepik)

Inteligência artificial
Com o avanço tecnológico da informação, mais pessoas estão usando inteligência artificial (IA) para obter respostas rápidas extraídas de diversas fontes da internet.
Algumas pesquisas também geram um resumo de IA no topo da página de resultados. Mas uma resposta automatizada pode não indicar de onde obteve a informação.
Isso, com certeza, dificultará a sua avaliação sobre a credibilidade do conteúdo exibido. Caso nenhuma fonte for citada, seja especialmente cauteloso com isso.
Como formular a pergunta
A maneira de formular uma pergunta desempenha um papel importante nos resultados. Por isso, é preciso fazer as perguntas certas desde o começo.
Os pacientes devem buscar informações com base nos sintomas, não em um diagnóstico esperado.
Isso significa perguntar: “O que pode causar a formação de um caroço sob minha pele?”, em vez de “O caroço sob minha pele é câncer?”, explica o médico Eric Boose, da Cleveland Clinic.
Concentrar-se em um diagnóstico significa que você pode perder outras explicações, especialmente se clicar somente nos primeiros links listados nos resultados.
Para alguns problemas, você deve pular a busca completamente. Se estiver com dores no peito, tonturas ou apresentar sinais de um derrame, procure ajuda imediatamente.
Diagnóstico online
A internet não deve servir de fonte para diagnosticar um problema de saúde. Deixe isso para os médicos, que são profissionais treinados para fazer perguntas que levem a um diagnóstico.
Sangue na urina pode ser sinal de câncer, mas também pode ser causado por cálculos renais ou uma infecção.
Além disso, perda de peso inexplicável também pode ser um sinal de câncer. Porém, pode refletir uma tireoide hiperativa, ou um novo emprego que faz você se movimentar mais.
Para esses tipos de sintomas, alguns exames e uma consulta com um médico que conheça seu histórico de saúde podem ser o melhor remédio nessas situações.
“Há muitos sintomas que se sobrepõem entre condições menores e problemas médicos graves”, afirma Sarah Sams, membro do conselho da Academia Americana de Médicos de Família.
Fonte: com informações Tom Murphy da equipe de Saúde e Ciência da Associated Press.






