Tribo Quântica

o seu portal holístico

Medo de viagem aérea desencadeia ansiedade, mas tem tratamento

Se você já viajou de avião, sabe que é compreensível sentir pelo menos um pouco de nervosismo ao voar. Mas, para algumas pessoas, isso causa uma ansiedade profunda que pode exigir ajuda profissional.

Para lidar com a ansiedade em viagens aéreas, é preciso primeiramente saber que o medo de voar, às vezes chamado de aerofobia, vai além do simples nervosismo.

É uma forma intensa de ansiedade que se concentra em certos aspectos da viagem aérea. Muitos aerofóbicos ficam mais abalados durante a decolagem e o pouso, ou quando pensam em ficar presos em um avião.

Psicólogos dizem que, frequentemente, o sintoma surge na idade adulta, desenvolvendo-se em pessoas que não se importavam em voar quando crianças, mas ficaram mais agitadas com a idade.

Em muitos casos, começa quando as pessoas estão na faixa dos 20 ou 30 anos, numa época em que estão passando por grandes mudanças na vida e novas responsabilidades – como se casar ou se tornar pais.

Ansiedade persistente

O psicólogo clínico especializado no tratamento de transtornos de ansiedade, David Carbonell, diz que um voo ruim com muita turbulência ou algum outro problema pode desencadear uma ansiedade persistente.

Aerofobia pode ser complicada, explica Carbonell. Para muitas pessoas, não é tanto o medo de cair, mas sim a sensação claustrofóbica de estar em uma cabine fechada e não ter controle.

(foto: DC Studio/Freepik)

Terapia de exposição

As estatísticas há muito mostram que os aviões são provavelmente o meio de transporte mais seguro. Mas especialistas dizem que não é possível realmente resolver um transtorno de ansiedade por meio da razão.

Carbonell dedica pouco tempo a estatísticas, dizendo aos pacientes: “Sei que vocês já analisaram todos eles e eles não estão ajudando vocês”.

Para pessoas com níveis mais leves de aerofobia, a respiração profunda costuma funcionar. Expirações mais longas auxiliam o corpo a relaxar.

Pessoas que sofrem de casos mais extremos podem ser ajudadas com terapia de exposição. Ela pode começar simplesmente fazendo com que os pacientes se sintam confortáveis ​​olhando fotos de aviões.

Durante o tratamento, o paciente pode assistir a vídeos de aviões voando em segurança ou colocar óculos de realidade virtual que mostram gravações de dentro de um avião.

É uma questão de fazer com que os pacientes aprendam a conviver com seus sentimentos e a lidar melhor com eles.

Fonte: com informações de Mike Stobbe para a Associated Press.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *