Prática milenar simples ajuda a superar a ansiedade
Em uma rotina cada vez mais acelerada e cheia de estresse, muitas pessoas estão procurando maneiras eficazes de controlar a ansiedade, principalmente pela yoga e meditação.
Mas existe uma técnica ancestral simples e fácil de praticar que também vem se popularizando e ganhando adeptos pelo mundo: o suspiro cíclico.
Apoiada por pesquisas recentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, essa poderosa ferramenta provou que pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, entre aqueles que querem controlar suas emoções em casa sem complicações.
O suspiro cíclico envolve uma respiração profunda e controlada que ajuda a regular o sistema nervoso, promovendo uma sensação de calma e bem-estar.
Fácil de praticar, a técnica não requer nenhum equipamento especial ou conhecimento prévio complexo. Você pode praticar em qualquer lugar e a qualquer hora: em casa, no escritório ou até mesmo em viagens.
Apenas alguns minutos de respiração consciente e atenção ao ritmo dos suspiros são suficientes para alcançar um efeito calmante quase instantâneo.
Justamente pela simplicidade e acessibilidade, o suspiro cíclico é uma escolha ideal para quem busca alternativas naturais para controlar a ansiedade.

Benefícios e como fazer
Especialistas recomendam praticar o método várias vezes ao dia, especialmente em momentos de alta tensão ou ansiedade. Confira o passo a passo para a prática.
- Você deve inspirar lentamente pelo nariz até que seus pulmões estejam meio cheios.
- Na sequência, faça uma breve pausa e tente inspirar novamente.
- Em seguida, expire lentamente todo o ar pela boca, fazendo com que a expiração seja mais longa do que as duas inalações combinadas.
- Repita o ciclo por algumas vezes.
Por ser uma técnica caseira e gratuita, democratiza o acesso a ferramentas que antes só estavam disponíveis por meio de terapia ou cursos especializados.
Estudos em Stanford
A ciência confirma o poder do suspiro cíclico. Pesquisadores da prestigiosa Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford estudaram essa técnica e confirmaram a sua eficácia.
Conforme as pesquisas, o suspiro cíclico ajuda a ativar o sistema parassimpático, responsável por induzir estados de relaxamento.
Por meio da respiração controlada e controlada, o nível de cortisol – o hormônio do estresse – no corpo diminui.
Fonte: com informações do jornal A Marca.






