Cães e gatos também podem sofrer de alergias
As alergias também podem afetar os pets, como cães e gatos. Este problema comum e complicado em animais de estimação, geralmente, é causado por fatores como pólen, poeira, mofo, produtos químicos e comida. Contudo, os veterinários dizem haver várias maneiras de aliviar o sofrimento do animal.
Primeiramente, é importante saber que a alergia ocorre quando o sistema imunológico reage exageradamente a uma substância estranha. Cães e gatos reagem a muitas das mesmas coisas que os humanos, além de pragas como pulgas.
Não há estatísticas recentes definitivas sobre quantos animais de estimação têm alergias, mas pesquisas sugerem que o problema está crescendo.
Conforme a médica veterinária de pequenos animais, Karen Woodard, cerca de 90% dos animais de estimação alérgicos reagem a gatilhos ambientais. O restante tem apenas alergias alimentares.
As raças de cães especialmente vulneráveis incluem vários tipos de terriers, boxers e buldogues; em gatos, são persas, siameses e himalaios.
Os animais de estimação podem até ser alérgicos a outros animais – gatos a cães, cães a gatos e até mesmo a outras espécies. É possível também que eles sejam alérgicos a humanos, assim como somos a eles.
Como saber se tem alergia
Cães e gatos alérgicos não são tão propensos a espirrar e tossir quanto os humanos. Com mais frequência, eles se coçam e se lambem, balançam a cabeça e desenvolvem infecções de ouvido.
Alguns sinais clássicos são coceiras nos ombros e erupções cutâneas. Um sinal comum de alergias em felinos é “exagerar na higiene”. Gatos não devem arrancar os pelos ao se limparem.
Então, se você começar a ver áreas calvas no seu gato, mesmo que a pele por baixo pareça normal, fique atento, pois isso pode ser um sinal de alergia.
Até mesmo alergias alimentares, geralmente ao frango, carne bovina, cordeiro ou outras fontes de proteína, frequentemente aparecem na pele, embora animais de estimação também possam ter vômitos ou diarreia.
(foto: Syed Absar Ahmad/Unsplash)

Como ajudar o pet
O primeiro passo para ajudar o animal de estimação é obter um diagnóstico do veterinário. Isso pode envolver testes de alergia ou, no caso de alergias alimentares, uma “dieta de eliminação”, que envolve fornecer ao animal ingredientes limitados que ele ainda não comeu.
Se a alergia for ambiental, existem medicamentos como anti-inflamatórios e medicamentos orais e injetáveis. Alergias alimentares podem ser tratadas com dietas especiais, como alimentos hidrolisados – as proteínas são quimicamente decompostas em pequenos pedaços.
Mas há maneiras de ajudar os animais de estimação em casa, limpando suas camas com frequência, limpando seus pelos com uma toalha úmida e dando banho no caso de cão – ao menos uma vez por semana se for alérgico.
Fonte: com informações Laura Ungar da equipe de Saúde Global e Ciência da Associated Press.






