Tribo Quântica

o seu portal holístico

Médico mais velho do mundo revela segredo para vida longa e saudável

O neurologista americano Howard Tucker, de 102 anos, compartilhou alguns hábitos que permitiram que seu corpo e cérebro permanecessem saudáveis ao longo dos anos. Nomeado pelo Guinness Book como o médico mais velho do mundo em atividade, Tucker diz que o segredo para a longevidade é não se aposentar e manter atividades físicas e mentais. 

Conforme Tucker, hereditariedade e histórico familiar de longevidade são um começo saudável. No entanto, devem ser apoiados pela moderação na alimentação, no consumo de álcool e na felicidade.

O centenário conta que se exercitou a vida toda, nadando, correndo e esquiando regularmente. Sua família o proibiu de esquiar após um acidente na década de 1980, quando quebrou o pescoço. Então ele começou a praticar caminhada na neve.

Tucker praticando caminhada na neve em fevereiro de 2022 (foto: cortesia da família Tucker)

Atualmente, o neurologista também se exercita em sua academia em casa, que inclui uma esteira, bicicleta ergométrica e uma máquina de treinamento pessoal, que é como esquiar.

Tucker nasceu em 10 de julho de 1922, em Cleveland. Não teve que lidar com doenças graves. Porém, em sua festa de 100 anos, durante a pandemia de Covid, contraiu o vírus de um parente. A recuperação foi rápida, logo se sentiu bem.

Howard Tucker compartilhando um momento feliz com a equipe de filmagem que trabalhava em um documentário sobre a sua vida. (foto: cortesia da família Tucker)

Confira a seguir as dicas do médico centenário:

Não se aposente

Há empregos que as pessoas fisicamente não conseguem mais fazer à medida que envelhecem ou não querem continuar neles devido às pressões e ao desgaste emocional.

Mas, deixando tudo isso de lado, a aposentadoria não é uma boa escolha. Para Tucker, é fundamental que a pessoa se mantenha em atividade.

“Vou alertar as pessoas, se elas se aposentarem, que pelo menos façam algo como hobby, seja trabalho comunitário ou atividades pessoais… Você precisa de um estímulo para o cérebro diariamente.”

Médico diz que vive feliz e sempre se mantendo em alguma atividade (foto: cortesia do Centro Médico de Caridade St. Vincent)

Continue aprendendo

Formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio em 1947, Howard Tucker começou a atender antes da chegada das ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas.

Durante sua jornada, viu médicos se aposentarem porque não queriam aprender a usar computadores. Ele próprio achava as novas tecnologias desafiadoras, mas estava determinado a se manter atualizado.

“O mundo inteiro está cheio de computadores, e eles vivem por computadores. Se eu quiser continuar neste mundo, vou fazer isso”, recorda.

O neurologista se mantém atualizado por meio de estudos e leituras. Também é advogado, embora não exerça a profissão. Ele estudou direito à noite aos 60 anos e atendia pacientes durante o dia.

Cultive a felicidade

Outro segredo revelado pelo médico centenário é a felicidade. Isso vale tanto para a vida doméstica como para a profissional. Ele cita o caso de uma paciente que tinha medo do trabalho e do chefe opressor.

A mulher sofreu derrame grave aos 42 anos, que, segundo Tucker foi em grande parte consequência do estresse no trabalho.

No seu caso, Tucker vive de bem com a vida. Casado há quase 70 anos com a psiquiatra Sara, o casal tem quatro filhos e dez netos. O médico é otimista. “Nunca penso na morte… Você morre uma vez, mas vive diariamente… Concentre-se em viver.”

(foto: cortesia da família Tucker)


O Guinness World Records nomeou Howard Tucker como o médico mais velho do mundo em atividade.

Ele parou de atender pacientes e agora faz parte do corpo docente do Centro Médico de Caridade St. Vincent, em Cleveland, e terá alunos no próximo semestre.

Fonte: com informações A. Pawlowski, repórter de saúde do Today.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *