Como criar momentos de felicidade para o seu cão
No mundo humano acelerado, é fácil esquecer que para os cães, cada momento com o dono é especial. Mas com pequenas práticas diárias, você pode trazer mais felicidade para a vida do seu animal de estimação.
Proporcionar uma vida feliz ao seu companheiro canino começa com dois princípios norteadores: seja gentil e não cause danos. Além disso, é possível dar um passo adiante e procurar maneiras de provocar êxtase e alegria no animal.
Apesar do crescente corpo de pesquisas sobre bem-estar animal e felicidade, ainda não temos todas as respostas de como os cães – e os animais em geral – vivenciam a alegria.
Entretanto, basta olhar ocotidiano dos cães para perceber vislumbres convincentes das possibilidades. Como exemplo, temos o comportamento chamado zoomies – aqueles conhecidos ataques de explosão e euforia canina.
Cães que exibem tal comportamento parecem possuídos por uma torrente de impulsos locomotores espontâneos. O treinador de cães Steven Lindsay chama isso de Padrões de Atividade Aleatória Frenética (FRAPs)
“Eles correm como se estivessem desviando de obstáculos ou fugindo de um perseguidor inexistente que se aproxima por trás… À medida que a liberação lúdica atinge o clímax, o cão pode exibir um sorriso de boca aberta, abaixando as orelhas para trás”, descreve.
(foto: Wirestock/Freepik)

Sabemos se os zoomies são alegres? Não com certeza. Mas tudo na linguagem corporal do animal sugere uma experiência de alta energia e emocionalmente expressiva que pode muito bem ser alegria.
Há duas maneiras de abordar essa incerteza:
Com ceticismo: “Não temos provas científicas da alegria dos cães, então não podemos falar sobre isso.”
Com curiosidade: “Há tanta coisa que ainda não entendemos, então vamos continuar explorando.”
Enquanto a ciência responde a essas perguntas, ainda podemos tomar medidas significativas no dia a dia. Aqui estão algumas maneiras simples de oferecer mais alegria aos cães:
- Comece o dia com conexão: Apenas alguns minutos de carinho tranquilo ou uma caminhada tranquila dão o tom para um dia alegre.
- Envolva a mente deles, não apenas o corpo: Jogos de cheirar, quebra-cabeças e brincadeiras estimulam os instintos naturais e oferecem enriquecimento mental.
- Observe e responda com compaixão: Preste atenção à linguagem corporal e ao comportamento. Respeite os sinais e trate-os com gentileza.
- Crie espaços de conforto: Torne o local de descanso deles aconchegante, seguro e pessoal – todo cão merece um santuário.
- Esteja presente: Largue o celular, esqueça a lista de tarefas. Apenas fique com eles. Os cachorros percebem.
Dos prazeres cotidianos aos raros momentos de êxtase de correr ou correr atrás do vento, temos a oportunidade de construir vidas para nossos cães tão plenas, ricas e alegres quanto possível.
Fonte: com informações Jessica Pierce, PhD, bioeticista americana conhecida por seu trabalho nas áreas de bioética ambiental, ética animal e filosofia das relações entre humanos e animais.






