Tribo Quântica

o seu portal holístico

Cinco aditivos que potencializam o efeito do chá

Tomar chá diariamente é um costume saudável na vida de muitas pessoas. As plantas ou folhas escolhidas na bebida variam, dependendo do que se procura como benefício à saúde: digestão, imunidade ou bem-estar mental.

Além dos próprios benefícios à saúde, as propriedades do chá podem ser potencializadas com a adição de alguns ingredientes simples e facilmente disponíveis.

Hortelã

Uma planta aromática muito conhecida, a hortelã ajuda a relaxar e reduz o estresse e a ansiedade. Seu aroma tem um efeito calmante no sistema nervoso.

Muito usada na culinária, a hortelã também promove a secreção biliar e reduz espasmos intestinais, ajudando a combater inchaço, sensação de peso no estômago ou náuseas.

Os óleos essenciais da hortelã, especialmente o mentol, também ajudam a limpar o trato respiratório e facilitar a respiração durante resfriados ou alergias.

Frutas

Infundir chá com frutas também adiciona fibras, vitaminas e antioxidantes. As frutas, especialmente as da estação, quando estão no auge da maturação, oferecem muitos antioxidantes, além de valor nutricional e sabor.

As melhores combinações são mirtilos com chá preto, pêssegos com chá branco e manga com chá verde.

Aromas de frutas podem melhorar o humor, reduzir o estresse e promover o relaxamento. Tome como exemplo, hortelã com limão ou maçã com canela.

Suco ou raspas de frutas cítricas

As raspas de laranja e limão não precisam ser descartadas. Assim como seus sucos, realçam o sabor do chá e também oferecem potenciais benefícios à saúde.

Adicionar suco de limão a uma xícara de chá fornece ao corpo vitamina C, um poderoso antioxidante com propriedades anti-inflamatórias.

Há estudos sobre nutrição que mostram que as cascas de frutas cítricas também fornecem polifenóis, vitamina C e um aroma agradável.

Outros estudos relacionam o consumo de frutas cítricas à redução do risco de câncer de pulmão e a benefícios neurológicos graças aos flavonoides cítricos.

(foto: Freepik)

Leite

Uma combinação popular e apreciada em muitos países é a mistura do chá com leite. Essa prática suaviza o sabor do chá, especialmente se ele for muito forte ou amargo.

O chá, especialmente o preto ou o verde, contém taninos, que podem irritar a mucosa gástrica. O leite reduz esse efeito ao revestir o estômago, tornando a bebida mais suave.

Importante lembrar que o leite contém nutrientes benéficos como proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B, que aumentam ligeiramente o valor nutricional da bebida.

Gengibre

Uma outra planta muito conhecida é o gengibre. Devido aos seus diversos benefícios e forte sabor, pode ser usado tanto na culinária como para a saúde.

Beber chá com gengibre ajuda a aliviar problemas gastrointestinais. O gengibre também tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas.

Se você estiver com náuseas, uma xícara de chá de gengibre pode ajudar a aliviar os sintomas. O chá ajuda ainda a melhorar a digestão, prevenir dores de estômago e reduzir os vômitos.

Fonte: com informações Everyday Health.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *