Tribo Quântica

o seu portal holístico

Excesso de trabalho afeta a saúde cognitiva

Um novo estudo mostra que o excesso de trabalho não se resume apenas à sensação de cansaço, mas altera a estrutura cerebral, causando uma ameaça real à saúde cognitiva e mental. As consequências podem ser muito mais graves do que parecem à primeira vista.

Pesquisadores da Universidade Chung-Ang e da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, observaram 110 profissionais de saúde. Alguns trabalhavam em regime de jornada padrão, enquanto outros trabalhavam mais de 52 horas por semana.

No grupo “sobrecarregado”, foram encontradas alterações significativas no volume de substância cinzenta em partes do cérebro. As regiões cerebrais afetadas são responsáveis ​​por atenção, memória, controle emocional e funções cognitivas – pensamento, tomada de decisão.

Isso inclui o giro frontal e a ínsula, áreas que afetam nossa capacidade de concentração, comunicação, compreensão de emoções e resposta ao estresse.

A boa notícia, segundo os pesquisadores, é que essas mudanças podem ser parcialmente reversíveis se o estresse crônico for eliminado. Mas isso leva tempo, visto que o cérebro não se recupera instantaneamente.

E quanto mais cedo uma pessoa começar a reduzir a carga de trabalho, maiores serão as chances de evitar mudanças de longo prazo.

Para os pesquisadores, uma das medidas que podem ser tomadas para evitar problemas é rever os horários de trabalho. Os funcionários devem lembrar que o descanso é tão importante quanto a produtividade.

Fontes: com informações BMJ Journals e CNN.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *