Saúde mental: sintomas que requerem imediata ajuda profissional
Transtornos mentais podem se manifestar de diversas maneiras, mas alguns sinais indicam a necessidade imediata de ajuda profissional. Além de evitar problemas maiores, o paciente responde melhor ao tratamento quando abordado precocemente.
O psiquiatra é o médico para diagnosticar e tratar problemas de saúde mental, incluindo a prescrição de medicamentos quando necessário. Importante considerar que procurar ajuda psiquiátrica não é sinal de fraqueza ou “insanidade”, mas sim um passo responsável em direção à saúde.
Ignorar sintomas agudos pode levar ao agravamento da condição, complicações, redução da qualidade de vida e, em alguns casos, desfechos trágicos.
Portanto, se você ou alguém que conhece estiver apresentando algum dos sintomas listados abaixo, não hesite em procurar ajuda.
Ataques de pânico
Casos de síndrome do pânico têm aumentado nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid onde houve um estresse sem precedentes causado pelo isolamento social.
Essas crises repentinas de medo avassalador são acompanhadas de sintomas físicos como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, tontura, sensação de perda de controle, medo de morrer, etc.
A angústia e o medo gerados durante e após uma crise podem agravar a situação da pessoa, especialmente se forem frequentes e limitantes na vida diária.
Neste caso, o tratamento pode exigir medicação e terapia sob supervisão psiquiátrica. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é o tratamento mais indicado para a síndrome do pânico.

Pensamentos suicidas
Quaisquer pensamentos de não querer viver, planejar suicídio ou tentar se machucar são motivos para procurar ajuda imediatamente. Os pensamentos suicidas surgem quando a pessoa acredita não haver solução para seus problemas.
A maioria dos suicidas comunica seus pensamentos e intenções, dando sinais com comentários sobre: querer morrer; não há razão para viver; eu me sinto infeliz, não há saída; ou outras queixas.
Fique atento a essas frases negativas que demonstram a falta de esperança. Seja com você ou com alguém de seu convívio, esses sinais indicam a necessidade da ajuda de um profissional.
Alucinações e delírios
Perceber coisas que não são reais, como alucinações auditivas, visuais ou táteis, podem ser sintomas de transtornos psiquiátricos graves, como psicose.
O quadro pode envolver ainda manter falsas crenças que não condizem com a realidade – ou, em outras palavras, delirar. Essas condições requerem intervenção médica urgente.
O tratamento para a psicose é multifacetado e geralmente envolve uma combinação de medicação e psicoterapia, além de apoio da família. Em alguns casos, pode ser necessária a internação hospitalar.
Sono e alimentação
Perda de peso drástica ou alimentação excessiva, insônia completa ou sono excessivo que dura por um longo período podem ser sintomas de transtornos de saúde mental.
Se estes sintomas não estiverem relacionados a causas físicas claras, é melhor procurar um médico, isso pode ser um alerta de depressão, ansiedade ou transtornos alimentares.
Transtornos alimentares são complexos, influenciados por uma faceta de fatores – a causa exata é desconhecida. O tratamento é sempre multidisciplinar, envolvendo profissionais como médico-psiquiatra, psicólogo e nutricionista.
No caso do sono, é fundamental consultar um médico da área para o diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Cada transtorno de sono pode ter suas próprias causas e tratamentos.

Pensamentos obsessivos
Formas graves de transtorno obsessivo-compulsivo, em que pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos dominam a vida diária, também requerem tratamento profissional.
Esses pensamentos podem ter conteúdos diversos. Entre eles, medo de contaminação, preocupação com ordem e simetria, ou pensamentos de agressão, sexuais e catastróficos.
Para aliviar a ansiedade e angústia causada por esses pensamentos, a pessoa pode desenvolver rituais compulsivos, como lavagem excessiva das mãos, contagem, organização ou verificações repetidas.
Pessoas nesta condição geralmente sofrem um impacto na vida diária, nas relações sociais e profissionais. Isso pode levar ao afastamento e isolamento.
O tratamento envolve uma combinação de terapia cognitivo-comportamental e medicamentos, principalmente inibidores seletivos de recaptação da serotonina.
Mudanças de humor
O transtorno bipolar é caracterizado por episódios de excitação excessiva ou euforia, seguidos de depressão profunda ou apatia e perda de interesse pela vida cotidiana.
Se as alterações de humor afetarem significativamente o seu comportamento, fique atento por poderem indicar transtorno bipolar ou outras condições afetivas graves.
Uma avaliação psiquiátrica é necessária. O tratamento geralmente envolve psicoterapia e medicamentos estabilizadores de humor – que ajudam a controlar as oscilações de humor.
Mudanças comportamentais
Instabilidade emocional, comportamento impulsivo ou destrutivo, retraimento social completo, negligência com a higiene ou incapacidade de realizar tarefas rotineiras podem indicar piora da saúde mental.
(foto: Freepik)

Muitas pessoas com transtornos mentais não procuram ajuda médica por vergonha ou medo de julgamento.
Mas é fundamental o parecer de um profissional de saúde mental, seja para diagnóstico, tratamento adequado ou apoio emocional.
O tratamento oportuno é o caminho para a recuperação e o retorno a uma vida plena.
Fonte: com informações HuffPost.






