Como praticar gratidão em momentos estressantes
Muito se escreveu sobre gratidão nas últimas duas décadas e como devemos senti-la. Há conselhos para manter um diário e uma infinidade de opções de compra de cadernos e diários de gratidão. E pesquisas têm consistentemente apontado os benefícios para a saúde e os relacionamentos da prática relativamente simples e econômica de cultivar a gratidão.
No entanto, estamos vivendo em um momento muito estressante, preocupados com a situação financeira e com a atual agitação política. Como então praticamos a gratidão em momentos como esses?
Na melhor das hipóteses, a consciência do positivo pode exigir mais esforço do que perceber o negativo, ainda mais em momentos de grande angústia. No entanto, existem maneiras simples de trabalhar nisso.
Viés da negatividade
Geralmente, informações negativas captam a atenção mais facilmente do que as positivas. Essa disparidade é tão forte que é chamada de viés da negatividade.
Pesquisadores argumentam que se trata de uma adaptação evolutiva: estar vigilante aos danos da vida era essencial para a sobrevivência.
No entanto, isso significa que perceber a gentileza dos outros ou a beleza que o mundo tem a oferecer pode passar despercebido ou ser esquecido no final do dia. Isso é prejudicial para nós.
Quando sentimos gratidão por algo ou alguém, isso pode aumentar o bem-estar, a felicidade e a satisfação no relacionamento, além de diminuir a depressão.
Assim, pode ajudar a neutralizar o viés da negatividade, ajudando-nos a encontrar e a lembrar o bem que os outros fazem por nós todos os dias.

Como praticar a gratidão
Pesquisas evidenciam que algumas pessoas são naturalmente mais gratas do que outras. Mas, também está claro que a gratidão pode ser cultivada por meio da prática. As pessoas podem aprimorar sua capacidade de perceber e sentir essa emoção positiva.
Uma maneira de fazer isso é experimentar um diário de gratidão. Ou, se a ideia de manter um diário for assustadora ou irritante, talvez você possa chamá-lo de lista diária.
Listas de gratidão são elaboradas para criar o hábito de analisar o seu dia em busca dos resultados positivos que outras pessoas trouxeram para a sua vida, por menores que sejam.
Anotar diariamente várias experiências que deram certo graças a outras pessoas pode tornar esses eventos positivos mais visíveis para você e mais memoráveis ao final do dia – aumentando assim a gratidão e os benefícios que ela traz.
Embora as notícias negativas estejam claramente chamando a atenção, uma lista de gratidão tem o objetivo de ajudar a destacar os aspectos positivos para que eles não passem despercebidos.
O negativo não precisa de ajuda para chamar atenção, mas o positivo sim.
Carta de agradecimento
Um segundo método para praticar a gratidão é expressá-la aos outros. Isso pode ser escrito escrevendo uma carta de gratidão e entregando-a a alguém que causou um impacto positivo em sua vida.
Como exemplo, há alunos universitários que costumam escrever para mentores do ensino médio, e esses adultos frequentemente se emocionam ao saber do impacto positivo que tiveram.

Expressar gratidão no ambiente de trabalho pode aumentar o senso de valor social dos funcionários.
Em um mundo que pode parecer sombrio atualmente, uma carta de gratidão pode não apenas ajudar o escritor a reconhecer o bem dos outros, mas também fazer com que os outros saibam que estão fazendo uma bela diferença no mundo.
Fonte: com informações de Monica Y. Bartlett, é professora de psicologia na Universidade Gonzaga e colaboradora do The Conversation, uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos.






