Festival das Lanternas de Lótus atrai multidão em cores e tradições budistas
Mais de 300 mil pessoas, incluindo budistas e visitantes internacionais, participaram do Festival das Lanternas de Lótus, conhecido como Yeon Deung Hoe, neste fim de semana, em Seul, na Coreia do Sul.
A celebração, que antecede o aniversário de Buda, em 5 de maio, é uma tradição com mais de 1.200 anos de história. Durante o evento, os participantes buscam disseminar a iluminação do fundador do budismo pelo mundo.
Foi neste espírito de festividade que, na noite de sábado, milhares de monges e fiéis saíram às ruas carregando lanternas temáticas e inspiradas no budismo. O espetáculo visual teve ainda lanternas maiores que precisaram ser transportadas por veículos.
Conforme a tradição, as lanternas tiveram formatos de Buda, dragões, elefantes, flores de lótus e fênix. O templo Jogye de Seul e outros ao redor do país também foram iluminados por lanternas coloridas, assim como o riacho Cheonggye.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o festival era originalmente uma celebração enraizada no budismo, mas evoluiu para um evento cultural anual, atraindo participantes de fora.
No dia 5 de maio, aniversário de Buda, muitos devotos costumam visitar os templos para participar de cerimônias de comemoração.
Fonte: com informações e fotos de Lee Jin-man para a agência internacional de notícias independente Associated Press.


















