Tribo Quântica

o seu portal holístico

Maneiras simples de melhorar a saúde mental sem terapia

Não há dúvida de que a terapia falada pode ser uma poderosa ferramenta para melhorar a saúde mental e desenvolver força psicológica, mas certamente não é a única e também não é para todos. Além da dificuldade financeira para uma sessão, muitas pessoas não têm vontade de sentar em uma sala e conversar sobre todos os motivos pelos quais se sentem mal.

Mas isso não significa que não possam se sentir melhor com outras ferramentas que também podem ser muito eficazes. Se você tem tentado arrastar a si ou a um amigo relutante para a terapia, considere opções alternativas.

“Muitas atividades na vida podem ser terapêuticas sem consultar um terapeuta”, diz Amy Morin, psicoterapeuta especialista em força mental e autora de best-sellers internacionais.

Para quem não quer forçar uma terapia, Amy Morin ensina algumas estratégias que podem melhorar a saúde mental.

Comunidade de apoio

Conforme Amy, sentir-se conectado com outras pessoas é vital para a saúde mental. Isso porque ter um forte senso de comunidade diminui os sintomas de depressão, ansiedade e estresse, além de promover a resiliência emocional.

Ela explica que existe uma forte ligação entre apoio social percebido e menor sofrimento psicológico. Portanto, procure uma comunidade que o ajude a sentir pertencimento e propósito.

Seja participando de um clube do livro, de uma aula de ginástica em grupo ou de um trabalho voluntário. Você provavelmente verá sua saúde mental melhorar à medida que seus contatos melhorarem.

Tempo na natureza

O conceito de “banho de floresta”, ou imersão em um ambiente natural, demonstrou reduzir os níveis de cortisol, melhorar o humor, aumentar a criatividade e aumentar o foco.

Amy lembra que a exposição à natureza também demonstrou diminuir os sintomas relacionados a doenças mentais preexistentes. “Após passar um tempo na natureza, indivíduos relatam diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão.”

Encontre um parque para estar cercado pela natureza ou para fazer trilhas.  Até mesmo uma curta caminhada no seu quintal pode dar um impulso instantâneo à sua saúde mental.

(foto: Conscious Design/Unsplash)

Exercícios regularmente

A atividade física também é ótima para a mente. Correr demonstrou ser tão eficaz quanto antidepressivos para algumas pessoas com depressão.

O treinamento de força é associado à redução da ansiedade, enquanto a yoga pode aliviar os sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Seja um treino solo ou um esporte, movimentar o corpo melhora a saúde mental.

Escrever em diário

A prática de utilizar um diário pode ser muito útil para processar emoções, além de organizar pensamentos. Estudos sugerem que pode reduzir o estresse, melhorar a autoconsciência e aprimorar as habilidades de resolução de problemas.

Focar no positivo também traz ótimos resultados. “Escreva três coisas pelas quais você se sente grato todos os dias. Isso pode estimular um senso de otimismo”, sugere Amy.

Leitura de livros

A última coisa que uma pessoa estressada pensa em fazer é pegar um livro. Porém, uma leitura de apenas seis minutos pode reduzir o estresse em até 68%.

Isso porque o ato de ler diminui a frequência cardíaca e relaxa a mente, sejam conteúdos de ficção ou não ficção. Mergulhar em uma boa história também pode aumentar a empatia, combater a solidão e estimular a saúde cognitiva.

(foto: Bruce Mars/Unsplash)

Definir uma meta

Estudos demostram que definir uma meta específica e alcançável pode aumentar a motivação e melhorar o bem-estar. Além disso, as metas também fornecem estrutura e um senso de propósito.

Seja para completar uma corrida de 5 km, aprender a tocar um instrumento ou começar a falar outro idioma, trabalhar em direção a uma meta pode tornar cada dia mais gratificante.

Atos de bondade

Pesquisas mostram que adotar comportamentos pró-sociais reduz o estresse, aumenta as emoções positivas e a conexão social. Portanto, em vez de focar no “autocuidado”, pense também em focar no “cuidado com o outro”.

Quando você se sentir mal, faça algo de bom para outra pessoa e, em troca, você também melhorará sua saúde mental.

A psicoterapeuta Amy explica que atos de gentileza, por menores que sejam, criam efeitos cascata que melhoram a saúde mental tanto de quem os faz quanto de quem os recebe.

Comprar um café para um estranho, fazer um elogio ou segurar a porta aberta ativa o sistema de recompensa do seu cérebro e libera serotonina, o hormônio do bem-estar.

Cultivar uma horta

Faz décadas que a terapia hortícola é usada para melhorar a saúde mental. O cultivo de plantas ou a jardinagem são ferramentas que promovem o bem-estar, melhoram o humor e até mesmo aprimoram habilidades motoras.

Mesmo que você não tenha espaço ao ar livre, plantas em ambientes fechados ou cultivar uma pequena horta de ervas podem ter efeitos semelhantes.

Trabalhar com as mãos

Nesta era dominada pelo celular, é importante ter hobbies que não envolvam tempo de tela. Pesquisas demonstram que atividades que exigem esforço manual, como tricô ou marcenaria, podem acalmar a mente, promover clareza mental e fortalecer a força mental.

Quer você goste de fazer artesanato, assar, pintar ou decorar, faça algo tangível. Concluir uma tarefa física também lhe dá uma sensação de realização e o lembra da sua capacidade de criar.

(foto: Quino Al/Unsplash)

Admiração

A prática da admiração é uma emoção poderosa e subestimada. Reconhecer e valorizar as qualidades de coisas que inspiram pode mudar sua perspectiva e ajudar a se distanciar dos estressores diários.

Como exemplo, você pode observar as estrelas, assistir ao nascer do sol ou simplesmente explorar paisagens de tirar o fôlego. Isso pode despertar admiração e ajudar a enxergar a vida de forma mais ampla.

Se você não consegue contemplar belas paisagens ou apreciar o céu noturno, observe fotografias que inspirem admiração.

Pesquisas demonstram que até mesmo ver fotografias ou vídeos de marcos naturais e belas paisagens podem gerar admiração e melhorar a saúde mental.

Dica final

Muitas atividades na vida podem ser terapêuticas sem consultar um terapeuta. Experimente diferentes estratégias para descobrir o que funciona melhor para você, e você poderá descobrir que algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua saúde mental geral.

Fonte: com informações de Amy Morin, psicoterapeuta, palestrante internacional e autora do best-seller “13 Coisas que Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem”.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *