Campanha promove a conscientização sobre cuidados vocais
A campanha nacional aberta nesta semana no Dia Mundial da Voz – celebrado em 16 de abril – reforça a importância de manter os cuidados com um dos principais instrumentos de comunicação humana.
É preciso muita atenção com alterações na voz, pois podem ser mais do que incômodos passageiros. Em alguns casos, podem indicar doenças graves, como o câncer de laringe.
“Dor, tosse, pigarro e rouquidão frequente já são sinais de que algo não está bem e é preciso investigar”, afirma o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros.
A campanha, que mobiliza instituições em todo o país, busca conscientizar a população sobre os cuidados diários com a saúde vocal.
Para o especialista, ações simples no dia a dia podem prevenir lesões e preservar a qualidade da voz, especialmente entre profissionais que fazem uso constante da fala, como professores, jornalistas, vendedores e cantores.

Cuidados essenciais com a voz
- Alimentação: procure alimentos ricos em fibras e proteínas, uma dieta equilibrada ajuda a manter as pregas vocais saudáveis e reduz o risco de refluxo, que prejudica a voz.
- Hidratação: beber bastante água mantém as pregas vocais lubrificadas, reduzindo o atrito e evitando lesões.
- Evitar gritar: o impacto intenso do grito pode causar traumas nas cordas vocais.
- Falar pausadamente: melhora a dicção e reduz o esforço vocal.
- Evitar bebidas gasosas: podem causar refluxo ácido e comprometer a laringe.
- Não fumar: cigarro é altamente nocivo à mucosa vocal e aumenta o risco de câncer.
- Evitar substâncias quentes: como charutos e cigarros eletrônicos; a alta temperatura pode causar alterações celulares na mucosa da laringe.
- Limpeza: manter ar-condicionado e ventiladores sempre limpos reduz a exposição a alérgenos que prejudicam a via respiratória e, consequentemente, a voz.
- Evitar andar descalço: ou sair ao frio com o cabelo molhado, pois mudanças bruscas de temperatura podem desencadear alergias respiratórias.
- Temperatura: proteger-se de mudanças bruscas de temperatura, essas variações favorecem inflamações na via aérea e afetam a qualidade vocal.
“O cuidado com a voz é também um cuidado com a saúde. Pequenas atitudes no dia a dia podem evitar grandes problemas no futuro” – Bruno Borges
Fonte: Bruno Borges de Carvalho Barros, otorrinolaringologista membro da Brazil Health.






