Truque mental ajuda a dormir em até 15 minutos
Muitas pessoas sofrem um verdadeiro dilema na cama, antes de conseguir pegar no sono. Mas um truque mental, conhecido por embaralhamento cognitivo, pode acalmar pensamentos acelerados e fazer adormecer rapidamente.
Embora a técnica possa não parecer calmante, ela distrai a mente dos problemas ou preocupações e ajuda a pessoa a entrar em um estado mental mais relaxado.
A prática, geralmente, envolve a evocação mental de palavras aleatórias, impessoais e sem carga emocional.
Para cada letra de uma palavra escolhida aleatoriamente, você pensa no máximo de palavras correspondentes possíveis por cinco a oito segundos cada, antes de passar para a próxima letra.
Para a palavra “piano”, por exemplo, você pode pensar em “pitanga, paraquedas, Paulo, pirueta… Item, intenção, imaturo, iglu…” e assim por diante.
Pelo método, não há um número definido de palavras ou tempo necessário. As palavras que você escolhe para cada letra também não precisam estar logicamente relacionadas.
Importante lembrar que tentar controlar a aleatoriedade reduzirá a eficácia da técnica.
O embaralhamento cognitivo é uma técnica desenvolvida por Luc Beaudoin, pesquisador em ciências cognitivas e professor na Simon Fraser University, no Canadá.

Resultados
Os praticantes geralmente relatam que conseguem dormir em cerca de cinco a 15 minutos, enquanto outros podem levar mais tempo, principalmente se estiverem muito estressados ou pensativos demais.
Se você aplicar a técnica por mais de 20 minutos ou começar a se sentir frustrado, é melhor desistir e sair da cama. Seu corpo pode não estar pronto.
Assim, o ideal é praticar uma atividade relaxante em outro lugar por ao menos 20 minutos, antes de voltar para a cama e tentar novamente.
Experimente essa técnica cognitiva várias noites seguidas antes de decidir se funciona para você.
No entanto, lembre-se de que não substitui uma higiene do sono adequada, como, por exemplo, evitar café ou telas de celular, antes de se deitar.
Técnicas cognitivas também não curam distúrbio do sono. Se você tem problemas para dormir regularmente, melhor procurar um médico ou psicólogo.
Entre as opções, existe a terapia cognitivo-comportamental específica para insônia – já que muitas pessoas apresentam mais de um elemento que precisa de tratamento.
Fonte: com informações Kristen Rogers, redatora associada da CNN Wellness, cobrindo tópicos como saúde mental, função cerebral e sono.






