Cometa recém-descoberto pode brilhar nos céus em maio
Um cometa verde brilhante recém-descoberto, no final de março, vem chamando a atenção de astrônomos. Desde a sua descoberta, ele ficou cada vez mais brilhante e poderá nos próximos dias, dar um espetáculo no céu.
Batizado de C/2025 F2, o pequeno corpo celeste foi descoberto por Michael Mattiazo usando imagens do SWAN, um instrumento a bordo de uma sonda da Agência Espacial Europeia.
O cometa já é visível no Reino Unido e em outros lugares, principalmente no Hemisfério Norte. A expectativa é que atinja seu brilho máximo nos próximos dias.
A partir de 5 de maio, a observação será mais favorável no Hemisfério Sul, onde poderá ser visto após o pôr do sol no céu ocidental.
No Brasil, a previsão é que possa ser visto duas semanas depois, por volta do dia 17. Apesar de ser muito novo e cercado por incertezas, o cometa deverá se tornar 30 vezes mais luminoso em poucos dias.

Esta imagem, capturada recentemente pelo astrofotógrafo Dan Bartlett, mostra o cometa C/2025 F2 sobre o Lago June, na Califórnia (EUA).






