Como transformar seu lar em refúgio antiestresse
Depois de um dia estressante ou corrido no serviço, nada melhor do que chegar em casa. Só de entrar pela porta da sala e sentir aquele cheirinho acolhedor já traz uma sensação diferente e agradável.
Mas você sabia que a escolha certa das cores, dos móveis e da iluminação do ambiente pode fazer do seu lar um lugar mais aconchegante e de muita paz? A combinação de alguns detalhes na decoração faz a diferença, contribuindo para um estado de equilíbrio e relaxamento.
A começar pelas cores das paredes e móveis, você pode escolher tons pastéis naturais como azul, bege, creme ou cinza claro. Devido ao seu poder calmante, o azul funciona bem e tem o efeito antiestresse mais forte, simbolizando o céu e o mar.
Para criar harmonia, você pode escolher uma paleta monocromática. Essa técnica de design combina tons, matizes e sombras de uma mesma cor. Evite brilho excessivo e cores neon, que podem causar excitação.

Luz amarelada
Uma boa iluminação também pode criar ambientes mais tranquilos. A luz quente é mais amarelada e ideal para descanso e relaxamento. Inclusive, muito usada em restaurantes ou ambientes onde se quer criar uma atmosfera acolhedora e íntima.
Em efeito contrário, a luz fria na tonalidade branca ativa o cérebro. Deve ser evitada nos locais onde se busca a paz, é mais associada à iluminação de ambientes profissionais.
Muitas pessoas preferem a luz solar como fonte de iluminação. Além de reduzir a necessidade de iluminação artificial, diminui o valor da conta de energia no final do mês.
Para quem prefere a luz natural, é aconselhável usar cortinas ou persianas para evitar o forte brilho, principalmente em dias ensolarados. A iluminação excessiva pode aumentar a atividade, o que nem sempre é desejável para o relaxamento.

Móveis adequados
A sua casa pode ser o local onde passa a maioria do tempo. Por isso, é preciso alguns itens adequados na escolha dos móveis. Aqueles que criam um ambiente aconchegante e convidativo podem fazer com que a pessoa se sinta mais relaxada e feliz.
Móveis para relaxamento devem ser confortáveis, ter assentos macios e estofamento agradável ao toque. Critérios importantes são ergonomia e o uso de materiais naturais, como madeira, bambu e rattan, uma fibra natural extraída da palmeira.
Tenha em mente na hora da escolha que móveis arredondados, arcos, nichos e linhas suaves são associados a formas naturais e contribuem para uma sensação de segurança.
Tapetes macios, tecidos naturais e superfícies de madeira acrescentam conforto tátil.

Elementos decorativos
Além disso, lembre-se dos elementos decorativos em cima dos móveis e nas paredes, que ajudam a tornar o espaço agradável de perceber. Você pode usar cristais, sinos de vento ou artigos decorativos como budas, deuses hindu, mandalas e incensários.
Fontes de água corrente também trazem a natureza para dentro de casa, proporcionando frescor e beleza. Para algumas filosofias e crenças, a água corrente simboliza prosperidade e renovação de energias.
Desde a antiguidade, a fonte de água é um dos cinco elementos fundamentais de energia e vida no Feng Shui, uma milenar arte e ciência chinesa que visa harmonizar ambientes.
Os adeptos da meditação podem reservar um cantinho especial no canto da sala com um tapete confortável, almofada e vela.

Organização e limpeza
Uma casa organizada e limpa traz efeitos positivos no estado emocional das pessoas que ali se encontram. Evite a bagunça, mantenha as coisas em seus devidos lugares.
Lembre-se de que viver em um ambiente desorganizado pode refletir no seu estado de espírito e causar estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental. Enquanto a ordem e a harmonia ajudam a promover a paz mental.
Fonte: com informações Homes and Gardens e Apartment Therapy.






