Tribo Quântica

o seu portal holístico

“Vovôs” voluntários unidos para ajudar crianças e jovens

A vida após a aposentadoria pode ser solitária para muitas pessoas, mas principalmente para homens mais velhos, muitas vezes criados para serem provedores e construíram suas identidades em torno de seus empregos.

Contudo, um grupo com cerca de 60 avós voluntários está longe de ficar parado. Eles realizam uma missão de vida ao servir jovens da comunidade através do Grandpas United, nos Estados Unidos.

Aproveitando os seus talentos, habilidades e experiências, os voluntários servem como modelos masculinos e mentores por meio de programas que aprimoram o crescimento e o desenvolvimento dos meninos e jovens na região.

A ideia surgiu após os amigos Jim Isenberg e Frank Williams perceberem tantas crianças crescendo sem uma figura masculina ou um pai. “E aqui temos homens que estão se aposentando do trabalho e das carreiras. Eles têm habilidades”, diz Williams.

Os voluntários vêm de várias origens, são advogados, professores aposentados, entregador de longa data, motorista de caminhão aposentado, ex-chef e até policiais aposentados.

Alunos do quarto ano fazem fila para apertar a mão de Dennis Cuddy, um dos voluntários da Grandpas United, em White Plains, Nova York (foto: Ashley Milne/Tyte para NPR)

Dentre as atividades desenvolvidas, os vovôs também saem com crianças. A cada duas semanas, um grupo passa a hora do almoço com meninos da quarta série, jogando jogos de estratégia, construindo torres de blocos precárias e participando de brincadeiras.

Atividades como essas estão trazendo benefícios tanto para as crianças como para os próprios voluntários. No caso dos mais velhos, passam a se sentir úteis, acordando todos os dias sabendo que vão auxiliar os mais jovens.

(foto: Grandpas United)

O voluntário Marc Sharff, diz que fazer parte desse grupo lhe deu algo que nunca esperava. Ele revela sentir grande satisfação em ajudar meninos e jovens, ao mesmo tempo, em que se mantém conectado com os mais velhos.

“Há pessoas que eu nunca conheci antes. Nós, desenvolvemos relacionamentos, e eu estimo isso”, afirma.

Fonte: com informações de Ashley Milne-Tyte da NPR (National Public Radio), uma rede de rádio pública nos EUA.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *