Autocuidado: veja algumas maneiras de ser bom consigo
Em um mundo que muitas vezes parece enlouquecido, é mais importante do que nunca criar espaços seguros para si, onde você possa recuperar seu equilíbrio. Em vista disso, é fundamental levar muito a sério e priorizar a prática diária do autocuidado.
Existem várias maneiras para isso. Vamos conferir, a seguir, algumas dicas do renomado autor, jornalista e palestrante, John-Manuel Andriote, que dentre outros temas é especialista em assuntos médicos, de bem-estar e saúde.
O primeiro ponto para amar a si e alcançar uma vida saudável é ficar livre de memórias perturbadoras ou preocupações desnecessárias. Uma mente em desequilíbrio será um fardo para qualquer pessoa.
“Deixe de lado as memórias infelizes do passado e as preocupações sobre o que o amanhã pode trazer. Você não pode fazer nada sobre o passado, exceto aprender quaisquer lições que tenha a ensinar. Concentre-se no hoje”, explica Andriote.
Importante destacar a importância de cuidar bem da parte mental. Afinal, seu humor e sensação de bem-estar têm muito a ver com a forma de como você preenche sua mente.
Por isso, o especialista faz um alerta para pessoas que vivem com imagens de raiva, destruição, dor e sofrimento. Pois, certamente, terão dificuldade em se livrar do estresse que isso gera. A dica é ser seletivo sobre o que você assiste na TV e, literalmente: proteja-se contra traumas filtrando o que você deixa entrar.
(foto: Freepik)

O autocuidado envolve momentos de felicidade. Sabe aquele hobby que faz você até esquecer o tempo? Então, dedica-se mais a ele. Passe mais tempo fazendo algo criativo de que gosta e que não seja sobre trabalho.
Andriote cita como exemplos a prática de crochê, pesca, jardinagem, diário, pintura, tocar música, marcenaria, ou seja lá o que for. A escolha é sua.
Saiba que reservar tempo para fazer o que gosta é uma das maiores provas de autocuidado. Independente da atividade escolhida.
Cuide da alimentação e do físico
O especialista lembra que priorizar a alimentação também é um grande sinal de autocuidado. Prepare uma refeição saudável e balanceada com alimentos que sejam bons para você e que o façam sentir bem.
“E quando você comer, saboreie sua comida em vez de engoli-la. Concentre-se nas nuances de seu sabor. Pense no que foi necessário para cultivá-la ou criá-la”, explica.
Mova seu corpo. Pratique atividades físicas, soltar os músculos é uma ótima maneira de aliviar o estresse e melhorar seu humor. Faça o que gosta, seja yoga, dança, caminhada, malhação na academia ou simplesmente caminhar ao ar livre.
Aliás, será um ótimo programa de autocuidado passar um tempo em um parque ou jardim, na floresta ou perto da água. Portanto, saia e mergulhe. Pare e sinta o cheiro das flores.
(foto: Jenny Hill/Unsplash)

Considere ajudar alguém
Saiba que autocuidado envolve também cuidar dos outros. Um sorriso acolhedor que diz “eu vejo você” pode alegrar o dia de alguém e facilitar seu caminho também.
Lembre-se, nada é melhor para tirar o foco de preocupações e arrependimentos do que ajudar outra pessoa de alguma forma. E isso não exige muito esforço, pode ser simplesmente carregando as compras de alguém. Ou mesmo pegando um item muito alto na prateleira do mercado.
Enfim, muitas são as formas de praticar o autocuidado. Nenhum desses exemplos citados acima custa dinheiro, mas cada um é um investimento valioso em sua própria saúde e bem-estar. E eles pagarão dividendos que continuarão a recompensá-lo ricamente por seus esforços.
Fonte: com informações John-Manuel Andriote, premiado autor, jornalista, palestrante e consultor de comunicação. Escreve sobre saúde e medicina desde meados da década de 1980.






