Use intervalos para descansar as pernas no serviço
Algumas profissões exigem ficar de pé por um longo período ou até mesmo durante todo o expediente. Apesar de ser uma medida adotada pelos funcionários, isso pode trazer dor, fadiga, inchaço nas pernas e até problemas mais graves.
O ideal é usar um banquinho para sentar e levantar – alguns minutos sentado já ajudará a descansar as pernas. Mas se sua profissão exige ficar mesmo de pé, você pode usar algumas técnicas de redução da fadiga.
Essa prática pode ser feita, por exemplo, apoiando alternadamente um pé em um banquinho. Usar calçados de suporte e um tapete antifadiga também pode ajudar a prevenir lesões e dores.
Você pode também alongar o corpo e as pernas. Se for preciso, vá ao banheiro executar alguns movimentos. Isso melhora a circulação do sangue e alivia tensões musculares.
(foto: Freepik)

Muitos empregos exigem ficar de pé no serviço: atendentes de lojas; cirurgiões e dentistas; cozinheiros e garçons; cabeleireiros; seguranças; frentistas de postos; entre outros.
Estudos mostram que o movimento, seja caminhando ou mudando de uma posição em pé para uma sentada ou inclinada, parece ser a melhor maneira de reduzir esses riscos à saúde.
Se você está sentindo dor ou muito cansaço por trabalhar longo período de pé, converse com o seu chefe. Combine com ele alguns intervalos a mais para sentar.
O diálogo e a prevenção são a melhor maneira de evitar maiores complicações.






