Diabete exige cuidados antes de atividades físicas
A atividade física é ótima para uma vida saudável e também parte importante do gerenciamento da diabete. Porém, os esportes podem causar flutuações repentinas nos níveis de açúcar no sangue. Para evitar riscos potenciais, é importante saber como escolher o exercício certo.
Primeiramente, saiba que, durante o exercício, o músculo consome ativamente a glicose do sangue, reduzindo seu nível. O exercício regular aumenta a sensibilidade à insulina, ajudando o corpo a regular melhor os níveis de glicose.
Porém, durante atividade física intensa ou prolongada, há risco de hipoglicemia e hiperglicemia – condições opostas que se caracterizam por níveis anormais de glicose no sangue.
Para evitar problemas, são importantes alguns cuidados antes do exercício, como monitorar os níveis de glicose. Você deve evitar exercícios quando o nível estiver acima de 16,7 mmol/L e houver cetonas na urina – sinal de distúrbios metabólicos. E em caso de hipoglicemia menor que 4 mmol/L.
Se você tiver neuropatia diabética ou complicações sérias, lembre-se da importância de discutir uma possível atividade física com o seu médico.
(foto: Freepik)

◼️ Em caso de diabete, confira algumas dicas a seguir.
- Refeições: jamais pule as refeições, pois pode causar flutuações repentinas nos níveis de açúcar no sangue.
- Nível de açúcar: não ignore os níveis de açúcar no sangue, é importante verificar regularmente e ajustar o tratamento.
- Álcool: bebidas alcoólicas podem causar mudanças bruscas nos níveis de açúcar e dificultar a previsão de suas flutuações.
- Dosagem: jamais altere a dosagem dos medicamentos sem permissão, insulina ou pílulas devem ser tomadas conforme prescrito pelo médico.
- Emocional: cuide-se para não ter sobrecarga emocional e não ignore o estresse, isso pode afetar negativamente os níveis de glicose.






