Tribo Quântica

o seu portal holístico

O que diferencia os líderes inspiradores de pessoas comuns

Um líder inspirador é aquele que motiva e influencia positivamente as pessoas em um ambiente de trabalho. Por meio de suas habilidades, ele consegue extrair o máximo de sua equipe. Mas, para conseguir isso de seus liderados, quais seriam as características essências que um líder deve ter?

O psicólogo social e especialista em liderança, professor Adam Galinsky, vem há três décadas estudando o tema. Em recente artigo publicado na Columbia Business School, nos EUA, ele apontou o que diferencia os líderes inspiradores.

Após pesquisas com milhares de pessoas ao redor do mundo, ele descobriu que as habilidades de um líder inspirador envolvem três elementos-chave: ser visionário, dar o exemplo e ser mentor.

Essas principais características valem em diversos países e todos os setores – para presidentes, CEOs, treinadores, professores, pais e muitos outros. Seja em qualquer um dos países pesquisados, esses papéis são universalmente valorizados.

◼️ Visionário: líderes inspiradores veem o panorama total e oferecem uma visão otimista e significativa do futuro. Isso preenche a necessidade humana de significado e propósito.

◼️ Exemplar: líderes inspiradores são exemplares do comportamento desejado. Eles são protetores calmos e corajosos, autenticamente apaixonados, extremamente competentes, mas também humildes. Isso preenche a necessidade humana de proteção e paixão.

◼️ Mentor: líderes inspiradores são grandes mentores. Eles capacitam, encorajam e são empáticos com os outros, mas também desafiam os outros a serem a melhor versão de si. Isso preenche a necessidade humana de apoio e status.

(foto: Centre for Ageing Better/Unsplash)

Desenvolver a capacidade

Cada um de nós pode desenvolver a capacidade de ser inspirador em todas as três dimensões da liderança.

Por exemplo, para entrar em um estado de espírito visionário, use estratégias que ampliem sua perspectiva: refletindo sobre seus valores essenciais, considerando seu passado e a estrada sinuosa que levou ao seu presente e imaginando vividamente o futuro.

Para preparar o molde exemplar, pense em uma época em que você tinha poder, quando se sentia seguro e no controle, quando era o seu melhor.

E para mudar para um estado de espírito de mentor, trabalhe para aprender com aqueles abaixo de você na hierarquia.

Como permanecer mais inspirador

Conforme explica o psicólogo social e especialista em liderança, Adam Galinsky, todos nós temos o potencial de ser mais inspiradores. Podemos aprender a ser visionários, exemplares e mentores empáticos.

Mas como você pode continuar inspirador ou se tornar mais inspirador ao longo do tempo? A resposta aponta para quatro ações principais: refletir, emular, pretender e praticar.

(foto: Freepik)

Primeiramente, a reflexão. Uma vez por mês, reflita sobre quando você foi inspirador e quando você pode ter sido irritante. Quando ficou ansioso e covarde em uma crise, em vez de calmo e corajoso. Quando sua mensagem foi simples e visual, e quando foi confusa? Quando empoderou e teve empatia com os outros ou deixou de fazê-lo?

Em seguida, pense em um líder inspirador e como você pode imitá-lo. Explore essa fonte, então identifique exatamente o que havia nessa pessoa que o motivou. Como você pode replicar esse comportamento e inspirar a mesma reação?

Agora transforme suas reflexões e emulações em intenções. Faça um compromisso, mesmo que pequeno, com um comportamento específico que você adotará no próximo mês para ser mais visionário, um melhor exemplar ou um mentor mais eficaz.

Por fim, pratique ser inspirador em sua vida cotidiana. Por exemplo, sempre que estiver falando com uma equipe que deseja energizar, pense em como simplificar e visualizar sua mensagem. Com o tempo, você passará a fazer isso naturalmente. Faça também exercícios diários de respiração, isso ajudará a permanecer calmo, mesmo sob pressão.

Use essa prática diária para inspirar aqueles ao seu redor: todas as manhãs, entre em contato com pelo menos um colega de trabalho e elogie essa pessoa por uma tarefa bem-feita ou diga, obrigado, por tornar sua vida mais fácil. 

Fonte: Adam D. Galinsky é professor de Liderança e Ética na Columbia Business School e autor do livro “Inspire: O caminho universal para liderar a si mesmo e aos outros” lançado neste ano (sem tradução em português), do qual este artigo foi traduzido e adaptado.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *