Tribo Quântica

o seu portal holístico

Estação do outono chegou: mudanças no clima exigem cuidados na saúde

O outono chegou. De hoje até o dia 20 de junho, estaremos na estação que apresenta mudanças significativas no clima, como queda da temperatura, diminuição da umidade do ar e mudança na ocorrência de chuvas. Junto a essas variações, o período marca também o agravamento de doenças respiratórias e alergias, típicas da estação.

Entre as doenças mais comuns estão: asma, gripe, resfriado, sinusite, rinite, pneumonia, bronquite, além de olhos vermelhos e irritados. Por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.

Embora seja uma época de temperaturas mais agradáveis, em comparação com o calor do verão na maior parte do país, a queda da temperatura leva as pessoas a ambientes mais fechados. O cenário perfeito para o aumento na circulação de vírus e bactérias.

(foto: Pixabay)

Por isso, a melhor maneira de evitar essas doenças ou o aumento dos sintomas em quadros crônicos é ficar longe deste tipo de ambiente. Mas para quem compartilha o espaço fechado com outros colegas, seja no trabalho ou no estudo, pode seguir algumas dicas preventivas.

Beber bastante água e ter uma alimentação adequada merecem atenção especial para uma vida saudável, seja em qualquer estação. No outono, priorize uma alimentação nutritiva para fortalecer o sistema imunológico.

Isso ajudará seu corpo a combater as doenças com mais facilidade, inclusive as mais comuns dessa época do ano. No cardápio, tenha alimentos ricos em vitamina e minerais importantes para a saúde respiratória, como vitamina A, C e E, zinco e selênio.

Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como cenoura, brócolis, manga, ovo, alface, laranja, limão, acerola, abacaxi, mamão, kiwi, azeite, frango, peixe, carne vermelha, castanhas e sementes.

Não pare com os exercícios

Manter a rotina de atividades físicas também é fundamental. Nos dias mais frios, é comum dar aquela vontade de não sair de casa. Ainda assim, faça valer a importância de praticar atividades. Ponha sua roupa de treino e vá, não desista. Pratique, mesmo que seja de forma mais leve.

Contudo, se resolver mesmo ficar em casa, que tal ao menos uns agachamentos, flexões de braço, abdominais e polichinelos, no canto da própria sala. Evite os horários mais frios para fazer as atividades, escolha o meio da manhã ou da tarde, geralmente fica um pouco mais quente.

No outono, as temperaturas diárias passam de elevadas a mais amenas; é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central.

Outras dicas importantes

  • Hidratar a pele: nessa época a pele fica mais seca, exigindo maior cuidado com a hidratação. Portanto, use hidratantes faciais e corporais, além do protetor labial. Não esqueça do protetor solar, mesmo em dias nublados, são essenciais para a pele.
  • Lavar as mãos: este é um ato simples, mas deve ser feito com frequência, pois tem o poder de evitar a contaminação de inúmeras doenças, inclusive as respiratórias. Lembre-se também de cobrir a boca ao espirrar ou tossir. Isso evita espalhar possíveis vírus e bactérias no ambiente.

(foto: Kristine Wook/Unsplash)
  • Roupas higienizadas: com a queda de temperatura, chegará a hora de usar aquelas roupas guardadas no fundo da gaveta. Mas antes de usar, é importante lavar para evitar poeira e fungos. Aproveita que o friozinho ainda não chegou e deixe tudo preparado para quando precisar. Lembre-se também das roupas de cama, como lençol, edredom, manta e cobertor.

Enfim, essas são as dicas de cuidados e prevenção para você poder aproveitar a nova estação da melhor forma possível.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *